Ambulatório do Pé Diabético

REDE DE SERVIÇOS




  • 04/12/2018
    Unidade possui uma sala específica para realizar testes que ajudam a prevenir possíveis lesões.


    O Ipesaúde, através do Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Junior promove ampla assistência aos beneficiários diabéticos realizando um importante acolhimento, que vai além da consulta, com equipe multidisciplinar, programas direcionados à orientações sobre hábitos saudáveis, controle da pressão arterial e tratamento do pé diabético com ambulatório exclusivo para o cuidado de possíveis lesões.


    O Ambulatório do “Pé Diabético” oferece um serviço específico para a prevenção das lesões comuns aos pacientes diabéticos, que se não tratada com o devido cuidado pode acarretar em amputações. Nesta sala, o beneficiário passa por uma avaliação minuciosa para verificar a sensibilidade e a necessidade de acompanhamento e evolução do processo.


    Exame do Pé em Risco


    Quando o paciente chega ao Centro de Endocrinologia e Diabetes para uma consulta e é diagnosticado como diabético, prontamente é encaminhado para o acolhimento, através do qual são levantadas todas as necessidades.


    De acordo com a responsável técnica pelo serviço de enfermagem, Fabíola Oliveira, todo paciente diabético deve realizar o exame.


    Depois do diagnóstico, o beneficiário é levado para o ambulatório do pé em risco, para que sejam realizados os testes específicos que detectam as chamadas neuropatias diabéticas, que são alterações que atingem os nervos periféricos e que levam a perda da sensibilidade. Dessa forma, o paciente pode desenvolver algumas deformidades, lesões, que se não tratadas podem ocasionar em futuras amputações”, explica.


    Havendo a necessidade, o paciente pode ser encaminhado para um profissional da área vascular. Alguns beneficiários já chegam ao Centro com lesões, calos, feridas, entre outras deformidades. Sendo assim, ele vai para a sala de tratamentos de feridas, que vai dar o suporte necessário para que essas intercorrências sejam sanadas com o tratamento adequado de acordo com a gravidade.



    1
    2
    3


    Orientação e cuidado


    O objetivo do Ambulatório do “Pé Diabético” é promover a prevenção e acolher os beneficiários para que não ocorram complicações maiores. Ainda assim, podem surgir pacientes portando lesões, úlceras e outras deformidades. Isso sendo detectado, ele é tratado no ambulatório de feridas.


    Dona Ester, 72 anos descobriu que é diabética há 4 anos. Ela está tratando algumas rachaduras no ambulatório do Centro de Endocrinologia e Diabetes e avaliou a possibilidade do exame como importante para o tratamento.


    Eu sou beneficiária do Ipesaúde há muitos anos e agora estou sendo tratada aqui no Centro. Vim para uma consulta e como estou algumas rachaduras no pé fui encaminhada para que sejam tratadas e logo depois de resolvido, eu estarei pronta pra fazer o exame do pé em risco. É muito bom saber que temos direito a esses cuidados aqui”, relata.


    O Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde fica na Praça Almirante Tamandaré, 75 Bairro São José. O atendimento é realizado de segunda à quinta-feira das 06:00 às 19:00 hs e nos dias de sexta-feira acontece das 06:00 às 13:00 hs. O telefone para contato é (79) 3211-2571.