JANEIRO BRANCO

REDE DE SERVIÇOS




  • 11/01/2019
    Através do SASM (Serviço de Atenção em Saúde Mental) com o tema em evidência dentro da instituição, para os profissionais e beneficiários, gerando conhecimento e informações.


    O Sasm oferta aos beneficiários serviços especializados no cuidado em Saúde Mental, disponibilizados para todas as faixas etárias e demandas terapêuticas. Com a implantação do seu serviço próprio na área de Saúde Mental, o Ipesaúde ampliou o número de atendimentos clínicos em Psicologia e Psiquiatria, iniciativa que corrobora o principal objetivo da campanha: sensibilizar a sociedade para a importância dos cuidados em Saúde Mental.

    O Janeiro Branco é uma campanha de mobilização da sociedade para o tema da saúde mental, assunto ainda pouco discutido e foco de tabu. O conceito de saúde mental precisa ser melhor compreendido e numa perspectiva ampliada, como sendo um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Nesse sentido, o Janeiro Branco pretende evidenciar o tema da saúde mental ao máximo durante esse primeiro mês do ano, promover reflexão, discussão e atualização das concepções existentes sobre o que realmente é a saúde mental.

    O mês de janeiro foi escolhido para a campanha porque é um período em que as pessoas empreendem novos começos, novos planos e novos estilos de vida, podendo, nesse sentido, incluir também sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas experimentam com melancolia a passagem de ano, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional.

    Já a cor branca representa o quadro ou o papel em branco, no qual existe sempre a possibilidade de escrevermos ou esboçarmos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

    O SASM funciona de Segunda à Sexta, das 07:00 h às 13 e das 13:00h às 18:00h, na própria sede do Instituto (Bloco 3B – PRIMEIRO ANDAR), com acompanhamento clínico em Psicologia e Psiquiatria, além de ofertar atendimentos junto à Rede Credenciada, na capital e interior do Estado.