Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde amplia programa ‘Cuidar de quem cuida’ na capital sergipana

Ipesaúde amplia programa ‘Cuidar de quem cuida’ na capital sergipana

servidores participam ativamente do programa cuidar de quem cuida foto ascom ipesaúde

Com foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) expandiu o alcance do programa ‘Cuidar de Quem Cuida’. Agora, a iniciativa é implementada em todas as unidades do Ipes e não apenas na matriz. Com a ampliação, mais de 360 funcionários, que desempenham funções administrativas, de limpeza e vigilância, contam com sessões regulares de ginástica laboral: uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal e à fadiga causada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho.

Quando criado, o programa era direcionado exclusivamente aos colaboradores da sede, mas, com a recente expansão, agora abrange também os funcionários do Centro Odontológico, do Centro de Reabilitação, do Centro de Endocrinologia e Diabetes, e do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), estendendo os benefícios a uma gama mais ampla de profissionais dentro do Instituto.

assessora da dirpros, roberta barbosa
Roberta Barbosa disse que a realização das atividades do programa ‘Cuidar de quem cuida’ traz diversos benefícios para os servidores

De acordo com a assessora da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros), Roberta Barbosa, a proposta é que todos os colaboradores da capital sejam contemplados com aulas rápidas de ginástica, com alongamentos e orientações posturais às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 13h. Segundo ela, a realização dessas atividades traz para os servidores diversos benefícios. Entre eles, prevenção contra as doenças mais comuns em ambientes de trabalho: lesão por esforço repetitivo (LER) e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort), além de proporcionar maior eficácia na realização dos trabalhos.

isabely matos, profissional de educação física foto ascom ipesaúde
Isabely Matos ressalta que a ação é muito importante para a saúde física e emocional dos colaboradores – Fotos: Ascom Ipesaúde

O programa ‘Cuidar de Quem Cuida’, que era realizado por um fisioterapeuta, passou a contar com uma profissional de Educação Física, Isabely Passos Matos. Segundo ela, essa ação do Ipesaúde é muito importante para a saúde física e emocional dos colaboradores. “A ginástica laboral previne doenças, melhora sintomas de algumas enfermidades como LER e Dort, estresse, ansiedade e depressão, além de ajudar o trabalhador a seguir o seu dia mais relaxado, mais consciente e mais alerta”, enfatiza.

susane kelly, colaboradora do centro de reabilitação foto ascom ipesaúde
Susane Kelly afirma que a ginástica laboral é muito boa para se exercitar

Quem elogiou a iniciativa do Ipesaúde foram os colaboradores do Centro de Reabilitação. Para Susane Kelly, a ginástica laboral está sendo muito boa porque, na correria do dia a dia, é difícil conseguir um tempo para poder se exercitar.

josé sandes, servidor do ipesaúde foto ascom ipesaúde
José Sandes: “Uma atividade como essa ajuda muito no dia a dia e no desenvolvimento do nosso trabalho”

Já o servidor José Sandes destacou a ginástica laboral como essencial, principalmente para as pessoas que trabalham sentadas. “Uma atividade como essa ajuda muito no dia a dia e no desenvolvimento do nosso trabalho. O Ipes está de parabéns pela promoção desse tipo de iniciativa”, afirma.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *