O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde do Estado de Sergipe (Ipesaúde), dá início nesta segunda-feira, 27 de março, à campanha “Sua contribuição faz toda diferença! Não é SPAM”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os beneficiários da autarquia sobre a importância de comparecer às consultas marcadas na instituição.
Para o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, essa campanha é de suma importância para que os beneficiários se conscientizem a respeito da necessidade de comparecimento às consultas médicas agendadas. “É fundamental que os nossos usuários se atentem aos contatos feitos tanto por meio do SMS quanto pelo número do telefone fixo do Instituto. Dessa forma, eles contribuem para melhorarmos os nossos serviços como também não deixam a vaga se perder”, afirmou.

O gerente do Centro de Especialidades Médicas do Ipesaúde, João Batista de Aragão Neto, afirma que o número de absenteísmo é muito elevado, e que há uma falta de mais de 40% nas consultas agendadas. “Esta é uma porcentagem muito alta”, lamenta.

De acordo com João Batista, as pessoas agendam as consultas e não comparecem, apesar de haver uma comunicação com elas, por telefone, um dia antes, além do envio de mensagens com dois dias de antecedência para confirmar essas consultas. “Se no ato em que o funcionário do Ipesaúde liga para essa pessoa e ela não pode vir para a consulta, ao pedir para remarcar para uma outra data, torna-se possível gerar essa vaga para uma pessoa que está na fila, esperando”, explica.
Segundo ele, a campanha “Sua contribuição faz toda diferença! Não é SPAM” é bem válida porque alerta os beneficiários para esse compromisso. “As pessoas deixam de vir à consulta, enquanto outras pessoas estão precisando. Se a pessoa puder desmarcar a consulta, receber a mensagem e sinalizar para gente que não vem, será muito importante para ela, para nós e para os demais beneficiários dos serviços médicos do Centro de Especialidades do Ipesaúde.
A pessoa tem que assumir o compromisso. Conforme o gestor, muitas vezes as pessoas ligam e não conseguem vaga para uma determinada especialidade, porque essa vaga está sendo ocupada por uma pessoa que não vem. “Se marcar, compareça, não deixe se perder, porque depois a gente vai ter que arranjar uma outra vaga. Se o beneficiário não veio nesse dia, se faltou, ele tirou a vaga de quem estava precisando nesse momento e daqui a pouco ele virá procurar também. Com isso, em vez de um só procurando, nós teremos dois”, salienta.
Ele acrescentou ainda que a ideia é otimizar o fluxo de atendimento no Centro de Especialidades, que é um dos mais procurados. Por isso, a necessidade do entendimento por parte do beneficiário que deve atender a ligação feita pelos funcionários do Ipesaúde para confirmação ou não da consulta um dia antes.
A Campanha
A Campanha “Sua contribuição faz toda diferença! Não é SPAM” visa conscientizar o beneficiário de que para a qualidade dos serviços do Ipesaúde é de fundamental importância a resposta às chamadas que são feitas via SMS ou telefônica.

De acordo com a assessora geral de Comunicação e Marketing do Ipesaúde, Rebeca Teixeira, ao responder o contato realizado pelo Instituto através dos números do SMS – 28908 – e do telefone (79) 3198-4250, o beneficiário contribui para que haja um ciclo de atendimento cada vez mais eficiente.
Para sensibilizar o beneficiário, a campanha traz em seu conceito algumas peças de divulgação. “Serão utilizados cartazes, que vão ser disponibilizados nos principais murais da sede e também em todas as unidades do Ipesaúde; banners e vídeos nas redes sociais e site da autarquia, além de voz robótica na abertura de ligação para a Central de Atendimento; e do reforço por parte dos colaboradores ao finalizar os atendimentos presenciais, por ligação na Central de Atendimento, e por mensagens no WhatsApp e ChatBox”, finaliza.