Página Inicial > Notícias > Notícias > Câncer de Próstata: urologista do Ipesaúde alerta para prevenção e diagnóstico precoce

Câncer de Próstata: urologista do Ipesaúde alerta para prevenção e diagnóstico precoce

A próstata é um órgão que faz parte do aparelho reprodutor masculino, que fica situado logo abaixo da bexiga e afrente do reto, envolve parte da uretra e é responsável, exclusivamente pela reprodução masculina. A principal função da próstata é fazer com que haja uma preservação e nutrição do espermatozoide.

O câncer de próstata se inicia através da degeneração de uma célula prostática normal, seja causada por qualquer fator , mas o principal é o genético, como explica Luciano Franco. “Existe uma tendência genética para que haja uma mudança no padrão de comportamento da célula prostática e que ela se degenere e se torne uma célula maligna. Isso está relacionado com a idade e o envelhecimento do homem”, explica.

Ainda de acordo com Dr. Luciano Franco, o melhor tratamento para a doença vai depender do estágio em que ela se encontra, de modo que na fase inicial , o melhor é o cirúrgico, com a remoção total da glândula, as vesículas seminais e, quando necessário, os gânglios que ficam na região pélvica, o que pode ser chamado de prostectomia radical pra pacientes saudáveis.

Já quando a pessoa não pode tratar por apresentar alguma limitação, o tratamento recomendado é a radioterapia localizada. “Na doença avançada retirar a glândula não vai resolver. Então o tratamento indicado é o hormonal, que você faz o bloqueio do crescimento do câncer e redução dele, fazendo exames regularmente”, explana Dr. Luciano Franco.

Novembro Azul

Diante de resultados, por muitas vezes devastadores, do ponto de vista da ausência de tratamento precoce, a intensificação a respeito da necessidade de exames preventivos ocorre neste mês, dedicado ao tema, o novembro azul.

Essa prevenção deve ocorrer anualmente, para que as chances de cura sejam maiores, se descoberto o quanto antes, cerca de 90%. “O ideal é que os homens façam avaliação periódica, pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 45 anos de idade, em quem tem histórico de câncer na família ou 50 anos para a população em geral”, alerta Dr. Luciano Franco.

Serviço

Para consultas internas com essa e diversas outras especialidades, o beneficiário pode agendar através do 3226-2828, whatsapp 98810-2828 ou chatbox no www.ipesaude.se.gov.br. Já para marcações externas, a lista de credencias pode ser acessada por meio do Guia Médio, também no site.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *