Página Inicial > Notícias > Notícias > Setembro Amarelo é tema de palestra no Ipesaúde

Setembro Amarelo é tema de palestra no Ipesaúde

Última atualização em 23/10/2019 às 12:26:37

Na manhã desta quinta-feira (26), o auditório do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde recebeu beneficiários assistidos pela unidade para mais uma reunião do Grupo Apoiar. Em parceria com o Serviço de Atenção em Saúde Mental da autarquia (SASM), o encontro foi voltado às ações de prevenção ao suicídio, que faz parte da campanha Setembro Amarelo.

A beneficiária, Maria José, que participa de todas as reuniões, conta que o assunto deve ser tratado com atenção. “Precisamos estar atentos sempre, pois às vezes as pessoas não demonstram o que sentem. São saudáveis, felizes, mas ninguém sabe o que pode estar passando na cabeça delas”, comenta. 

O evento foi iniciado com a explanação da enfermeira do núcleo de endocrinologia da unidade, Maria da Natividade, que agradeceu a presença de todos e reiterou os motivos pelos quais a sociedade precisa estar voltada à estas questões. “Dialogar sobre o assunto faz com que tenhamos ferramentas para buscar ajuda e ajudar quem necessita. Dentro desta perspectiva, os profissionais de saúde podem nos auxiliar muito”, disse.

Campanha

Setembro Amarelo é uma campanha que teve início no Brasil em 2015, mas já está presente em diversos países ao redor do mundo, e tem como objetivo incentivar a valorização da vida, como explica a psicóloga, Alanna Brayner, que ministrou a palestra. “Ao longo dos anos nós temos acompanhado as estatísticas preocupantes de vítimas de suicídio em todas as idades. Além disso, algumas particularidades compreendem esse quantitativo, como o alto índice entre homens, principalmente pela dificuldade de buscar ajuda ou expor o que eventualmente possa estar sentindo. Hoje estamos abordando de maneira leve, compreensível e natural, para que o assunto seja absorvido e esteja presente na nossa rotina”, explica. 

O Serviço de Atenção em Saúde Mental do Ipesaúde está disponível para todos os beneficiários e funciona na sede da autarquia, na rua Campos, 177, em Aracaju. A marcação é realizada mediante prescrição médica e maiores informações podem ser obtidas através do (79) 98843-3489. 

Grupo Apoiar

O Ipesaúde possui algumas ações importantes de promoção à saúde do beneficiário em todas as unidades. Uma delas consiste em reuniões mensais do Grupo Apoiar, com pacientes do Centro de Diabetes, para que juntos possam trocar experiências e mais conhecimento que melhoram a qualidade de vida, através de palestras e orientações. 

O Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior possui endocrinologistas para adultos e crianças, especialistas em diabetes, cardiologistas, serviço de Enfermagem e demais profissionais para atendimento aos beneficiários. Fica localizado na Pça Almirante Tamandaré, 75, Bairro São José, Aracaju, com funcionamento de segunda a quinta, das 6h às 19h e sexta das 6h às 13h. Tel: (79) 3211-2571.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *