Última atualização em 30/01/2026 às 07:40:17
Com uma mensagem centrada na tríade do autoconhecimento — pensar, sentir e agir —, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) promoveu um momento de reflexão voltado aos seus colaboradores, conduzido pela psicóloga Andrea Rabelo. A ação, que integra a programação do instituto no ‘Janeiro Branco’, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14, ao ar livre, na praça da sede matriz, em Aracaju.

A profissional, que também faz parte do quadro clínico do Ipesaúde, ressaltou que saúde mental não é somente transtorno e diagnóstico, mas envolve, sobretudo, prevenção. “O ‘Janeiro Branco’ fomenta a conscientização da saúde mental, tão importante. Em janeiro a gente tem a oportunidade de renovar os votos com a vida, porque é o começo de tudo e aí a gente pode usar a simbologia da folha em branco que traz a inspiração de recomeços, traz reflexões e atitudes mais conscientes, como hábitos saudáveis. Esses hábitos estão ligados à nossa vida mental, emocional e relacional, tão importante nos dias de hoje. Então, o Janeiro Branco reforça que a saúde mental não é apenas a ausência de sofrimento, mas sim o equilíbrio entre a prevenção, a percepção e o tratamento”, explicou Andrea Rabelo.

Para o enfermeiro Fulvio Leite, que acompanhou atentamente a palestra do início ao fim,o momento foi de grande relevância. “Como a doutora falou, a questão mental e corporal. É muito importante termos a saúde da mente. A mente em equilíbrio, isso é de extrema importância. Eu acho que essa interação colaborador, usuário, instituição, também é de suma importância. Para que nós tenhamos uma instituição que tenha um clima harmonioso, que nós tenhamos todo esse clima legal. Que todos nós possamos nos conhecer, podemos nos confraternizar”, destacou.

Além da ação voltada aos colaboradores, o Ipesaúde também propôs momentos semelhantes para os beneficiários, em outras ações realizadas nas suas unidades de atendimento na capital e no interior, sempre com muitas reflexões, conversas e dinâmicas. De acordo com a psicóloga, o tema deste ano da campanha nacional do Janeiro Branco é ‘Paz. Equilíbrio. Saúde Mental’, que convida o mundo a respirar e repensar suas relações com o tempo, com as emoções e com a vida.
Para a colaboradora Lúcia Ramos, iniciativas como essa são essenciais no ambiente de trabalho. “Sempre é muito importante. Ter essa palestra, eu sempre, todo ano eu participo com a psicóloga Andréa Rabelo, que é muito competente. E deixa a gente bem, à vontade, sai com a mente bem mais limpa e a gente sempre aprende mais alguma coisa. Eu sempre gosto, então é muito importante ter, todas eu participo”, relatou após o encerramento da atividade.

Janeiro Branco
A Campanha Janeiro Branco é um movimento social e cultural que nasceu em 2014 no Brasil e hoje mobiliza pessoas no mundo todo em torno da saúde mental. A cada janeiro, milhares de voluntários, profissionais e instituições realizam ações para sensibilizar a sociedade e influenciar políticas públicas. Saiba mais. Saúde


