Página Inicial > Notícias > Notícias > Você sabe qual a importância da consulta de enfermagem? O Ipesaúde esclarece para você

Você sabe qual a importância da consulta de enfermagem? O Ipesaúde esclarece para você

Última atualização em 07/01/2026 às 09:33:52

A consulta de enfermagem é de suma importância para a qualidade no atendimento de uma unidade de saúde que oferece um tratamento multidisciplinar. Pois, é ele o responsável por intermediar a relação paciente/especialista.

Durante esse período de pandemia, esses profissionais tiveram um papel fundamental, pois é intrínseco na profissão desempenhada por eles o cuidar. E é por isso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o ano de 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem, reconhecendo assim a importância da profissão à frente do tratamento da Covid-19.

Durante os últimos anos, o trabalho da enfermagem veio ganhando notoriedade, o que facilitou para a quebra de um tabu dado a profissão, a imagem da enfermeira secretária do médico, aquela que realizava apenas aferição de pressão arterial e peso.

Para que isso pudesse ser desmistificado o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) criou, em 2019, a Campanha Mundial de Fortalecimento da Enfermagem (Nursing Now) que buscou a valorização do trabalho desses profissionais, mostrando sua importância para aperfeiçoar os serviços de saúde em todo o mundo.

O Ipesaúde como um prestador de serviço de saúde multidisciplinar tem investido significativamente no que diz respeito a Consulta de Enfermagem, dando visibilidade atestando a importância da implementação dele nas suas unidades.

De acordo com a enfermeira e coordenadora técnica do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, Maria Natividade Costa Conceição, “a enfermagem tem um eixo de ação que só ela pode fazer, que é a consulta de enfermagem. Mas, para isso a equipe deve buscar conhecimento em várias áreas, saberes das multiciências, com isso ela muda aquele cenário da enfermeira tarefeira, ou seja, aquela enfermeira que apenas executa as ordens do médico, ela passa a ter conhecimentos suficientes para discutir a situação de um paciente com o médico e é nisso que o Ipesaúde tem investido bastante”, afirma.

A equipe de enfermagem do Ipesaúde exerce um papel fundamental nas unidades da autarquia. O enfermeiro é o mediador e detentor de vários conhecimentos que possibilitam a identificação de diversos problemas e orienta o paciente a buscar o especialista que for necessário, de acordo com o diagnóstico de enfermagem.

Ana Carolina Oliveira Santos é enfermeira do Centro Cardiorrespiratório (CCR) do Ipesaúde e dividiu a sua experiência diária com a gente: “Muitas vezes recebemos os pacientes um pouco perdidos, principalmente quando é a primeira consulta. Então a gente os acolhe, realizamos aqueles exames físicos, fazemos todos os procedimentos que cabe a enfermagem. Mas, também, tirando dúvidas do paciente, direcionando acerca das coisas que ele realmente precisa. Muita das vezes ele chega aqui com um problema, mas no decorrer da consulta de enfermagem a gente consegue identificar vários outros como, por exemplo, se há alguma alteração na pele do paciente, se há um déficit nutricional, e a partir disso buscamos mais informações, investigando, nos inteiramos acerca do histórico cirúrgico e do histórico familiar do paciente, para então direcioná-lo da melhor forma possível”, relata.

O investimento nesse serviço tem gerado um feedback positivo, por isso o mesmo está sendo expandido para as unidades regionais do Ipesaúde.

“Estamos investindo nisso e o sucesso vem acontecendo, como foi o caso do Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, que foi uma grande implementação dessas novas tecnologias, assim como também o Centro Cardiorrespiratório que também é exemplo”, diz Maria Natividade Costa Conceição.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *