Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde alerta para sinais que não podem ser ignorados durante a gravidez

Ipesaúde alerta para sinais que não podem ser ignorados durante a gravidez

A gestação é um período que merece cuidados e orientação médica recorrente, por isso o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) sinaliza quais sinais para se ter atenção e precaver.

Durante a gravidez é comum surgir sintomas que provocam desconforto como náuseas, enjoo, dificuldade em digerir os alimentos, prisão de ventre, dores nas costas e câimbras, entre outros. Entretanto, de acordo com a enfermeira especialista em obstetrícia, Joyce Andrade, “sangramento vaginal, contrações uterinas antes do tempo, não sentir o bebê se mexendo mais de um dia, vômitos e tonturas frequentes, necessidade de ir muitas vezes para o banheiro por exemplo”, podem ser indicativos de uma gravidez de risco.

“Nesses casos, pode desencadear problemas como DPP (Descolamento prematuro de placenta), TPP (Trabalho de parto prematuro), aborto espontâneo, risco de má formação fetal, escassez ou excesso de líquido aminioótico. Com isso, é recomendado consultar o médico o mais rápido possível”, alerta Joyce Andrade.

Para evitar complicações é indicado seguir o fluxo de consultas com o médico obstetra e enfermeira obstetra corretamente para um pré Natal de qualidade.

“Além disso, manter uma alimentação saudável, beber água, dormir bem e atividades físicas leves também podem ajudar a gestante”, aconselha a enfermeira Joyce Andrade e finaliza, “é muito importante que caso a gravidez seja planejada, procurar acompanhamento médico para realizar os exames pré- concepcionais e iniciar a suplementação com o ácido fólico”.

As consultas com a enfermeira obstétrica estão disponíveis às terças e quintas, a partir das 14h, na sede do Ipesaúde, localizada na Rua Campos, 177, São José e funciona de segunda a sexta das 7h às 16h.

enfermeira Joyce Andrade

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *