Página Inicial > Notícias > Notícias > Beneficiárias do Ipesaúde participam de curso de cuidado integral para gestantes

Beneficiárias do Ipesaúde participam de curso de cuidado integral para gestantes

a gestante hellen karoline foto sara madureira

O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) e o Hospital e Maternidade Santa Isabel uniram esforços em prol da saúde materna. Nesta terça-feira, 26, o Curso Gestabel, uma capacitação de cuidado integral para gestantes promovida pela Maternidade, ofereceu uma turma exclusiva para beneficiárias do Ipesaúde.

Na oportunidade, as gestantes foram acolhidas pela equipe multidisciplinar do Hospital e Maternidade Santa Isabel, composta por psicóloga, assistente social, nutricionista e fisioterapeutas. O curso tem o objetivo de orientar e preparar as gestantes para o ciclo gravídico, o parto e o pós-parto, abordando tópicos essenciais para garantir uma gestação saudável e um parto seguro. O intuito é proporcionar às gestantes conhecimentos práticos e atualizados que as auxiliem durante toda a jornada da maternidade.

Estiveram presentes para recepcionar as beneficiárias, o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri; as diretoras de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, e de Controle e Cadastramento com os Beneficiários do Ipesaúde, Nataly Góis Santos; além das enfermeiras da autarquia Daniela Rodrigues e Gabriela Silva; o presidente do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Rubens Moreira; e o diretor Administrativo da unidade, Max Oliveira Menezes.

o presidente do hospital e marternidade santa isabel rubens moreira; o presidente do ipesaúde, cláudio mitidieri; e o diretor administrativo do santa isabel, max oliveira foto sara madureira
O presidente do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Rubens Moreira; o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri; e o diretor Administrativo do Santa Isabel, Max Oliveira deram boas-vindas as gestantes – Fotos Sara Madureira

O presidente do Ipesaúde destacou a importância da parceria entre o Ipesaúde e o Hospital e Maternidade Santa Isabel. “Comecei minha jornada profissional no Santa Isabel e permaneci aqui por mais de 12 anos, continuando até hoje como membro do corpo clínico. É extremamente gratificante testemunhar a evolução na qualidade do atendimento prestado nesta instituição. A maternidade está em uma nova fase, com uma ala exclusiva para pacientes do Ipesaúde e oferecendo acomodações especiais em apartamentos para as beneficiárias que escolhem dar à luz aqui. Este é um desenvolvimento significativo que destaca nosso compromisso com o cuidado e conforto dos pacientes”, salientou.

De acordo com o presidente do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Rubens Moreira, a já bem-sucedida parceria com o Instituto promete se fortalecer ainda mais com as beneficiárias tendo acesso à completa estrutura da Maternidade Santa Isabel. “Com entusiasmo e empenho, recebemos as gestantes e beneficiárias do Ipesaúde para o curso ‘Gestabel’. Estou confiante de que sairão daqui com uma imagem boa de um momento tão especial que é o parto. A presença de vocês nos enche de alegria e satisfação”, diz.

as diretoras priscila kitawara e nataly góis e a reponsável técnica de enfermagem do ipesaúde daniela rodrigues foto sara madureira
As diretoras Priscila Kitawara e Nataly Góis e a responsável técnica de enfermagem do Ipesaúde, Daniela Rodrigues

A responsável técnica de enfermagem do Ipesaúde, Daniela Rodrigues, também elogiou a iniciativa do curso para gestantes, especialmente direcionado às pacientes do Ipesaúde. Ela expressou sua satisfação com o projeto desenvolvido em parceria com o Hospital e Maternidade Santa Isabel, destacando a importância dessa colaboração para garantir um cuidado abrangente e de qualidade às gestantes beneficiárias do Ipesaúde.

a gestante susane aragão fontes foto sara madureira
Susane Aragão: “O curso foi muito benéfico para mim. Pude esclarecer diversas questões, desde a quantidade de acompanhantes até questões trabalhistas”

Susane Aragão Fontes, atualmente no oitavo mês de gestação, compartilhou sua experiência após participar do curso, descrevendo-o como um momento crucial para esclarecer dúvidas e obter informações relevantes. “O curso foi muito benéfico para mim. Pude esclarecer diversas questões, desde a quantidade de acompanhantes até questões trabalhistas. Foi uma experiência excelente”, afirmou.

Hellen Karoline Santos Reis, outra beneficiária do Ipesaúde presente no curso, com sete meses de gestação, expressou sua satisfação com o conteúdo oferecido. “Saio daqui hoje com um conhecimento muito maior. Foi uma manhã incrivelmente produtiva, repleta de informações valiosas”, declarou.

Curso

equipe multidisciplinar do hospital e maternidade santa isabel durante o curso para gestantes foto sara madureira
Equipe multidisciplinar do Hospital e Maternidade Santa Isabel durante o curso para gestantes

O curso tem duração média de quatro horas e acontece geralmente no período da manhã, nas instalações da Maternidade Santa Isabel, localizada na Avenida Simeão Sobral, 1312, Dezoito do Forte, em Aracaju. Entre 20 gestantes inscritas na primeira turma, 13 futuras mamães participaram da iniciativa nesta terça-feira.

Os temas abordados são a descoberta e evolução da gravidez; principais sinais e sintomas durante gestação; situações de alerta na gravidez exames gestacionais; alimentação saudável durante a gestação; sexo na gestação; garantias sociais para gestante; pré-natal do parceiro(a); vias de parto; trabalho de parto: violência obstétrica; construção do plano de parto; amamentação; puerpério; e triagem neonatal/puericultura.

Inscrições para próxima turma

Para se inscrever, é necessário comparecer presencialmente na sede do Ipesaúde, localizada na Rua Campos, nº 177, bairro São José, em Aracaju, e dirigir-se à Sala de Triagem 1, no Centro Cardiorrespiratório (CCR), durante o horário de funcionamento, das 8 às 15 horas. As interessadas devem estar munidas dos seguintes documentos: carteirinha do Ipesaúde, documento com foto e carteira gestacional. A data da próxima turma será divulgada em breve.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *