Página Inicial > Notícias > Notícias > Sala de Vacina do Ipesaúde amplia horário de atendimento e traz mais comodidade para usuários

Sala de Vacina do Ipesaúde amplia horário de atendimento e traz mais comodidade para usuários

sala de vacina atende ao público adulto e infantil foto francielle nonato

A Sala de Vacina do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) ampliou o horário de atendimento e passou a funcionar no horário das 8h às 18h, sem fechar para o almoço, de segunda a sexta-feira. A medida foi adotada com o objetivo de proporcionar mais comodidade aos beneficiários da autarquia e à população de uma forma geral que utilizam os serviços do setor.

A Sala de Vacina disponibiliza uma variedade de imunizantes e desde o mês de março passou a contar com a vacina contra a Covid-19, além de também neste período ter passado a aplicar a vacina contra influenza, que está sendo disponibilizada dentro do cronograma da Campanha Nacional de Vacinação realizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a enfermeira responsável pela Sala da Vacina, Fernanda Amorim, na campanha da influenza 2024 o imunizante é aplicado em um público-alvo formado por profissionais de saúde, professores, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, idosos e policiais. Conforme ela, a campanha é normalmente realizada entre abril e maio, mas este ano foi antecipada para março, por causa da sazonalidade e da maior circulação dos vírus respiratórios.

Amorim salientou ainda que o setor agregou mais uma vacina à sua lista ao receber as doses da Covid-19. O imunizante é assegurado para o público-alvo de idosos e crianças, a partir dos seis meses de idade. “A Pfizer Baby, a pediátrica e a CoronaVac, temos todas aqui”, disse, ao acrescentar que jovens e adultos só precisam tomar o imunizante se tiverem com o esquema vacinal incompleto.

Além das vacinas contra influenza e Covid-19, na Sala de Vacina do Ipesaúde há também disponíveis os imunizantes do Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), que começa a partir dos dois meses até 4 anos de idade. Entre as vacinas ofertadas para o público infantil estão: pentavalente, pneumocócica 10, VIP (paralisia infantil), rotavírus, febre amarela. meningocócica C, DTP, VOP, ACWY e HPV.

Já para adolescentes são oferecidas às vacinas HPV e ACWY, que devem ser tomadas a partir dos 9 e 11 anos, respectivamente. E para adultos as vacinas disponibilizadas são: influenza, hepatite B, Covid-19, tétano, tríplice viral e febre amarela. “A Vacina da Febre Amarela para adulto deve ser tomada até os 59 anos, depois dessa idade, é necessário um relatório médico”, revelou.

Com atendimento célere e desburocratizado, a Sala de Vacina é sempre muito elogiada. A beneficiária Jeans Santos disse que acha o serviço muito bom. Segundo ela, todas as vezes que chegou à sala o atendimento foi rápido. Além disso, também considerou que a chegada das vacinas contra influenza e Covid-19 trouxe mais comodidade, uma vez que não precisa se deslocar para procurar os imunizantes em outros postos de saúde. “A pessoa pode vir aqui tomar a vacina e já fica com o calendário todo em dia. Eu mesma aproveitei que tem a influenza e já tomei, meu filho também. Foi excelente, porque eu não vou precisar mais ir ao posto, já estamos imunizados”, salientou.

perla melo neves da costa foto1 francielle nonato (1)
Perla Melo: “Eu tomei a vacina contra influenza, como a campanha foi antecipada eu vim para garantir a minha ” – Fotos: Francielle Nonato

A beneficiária Perla Melo Neves da Costa também gostou da chegada das vacinas contra influenza e Covid-19 no instituto. “Acho a Sala de Vacina de extrema importância, porque contribui para a nossa vacinação, fazendo com que a gente tente eliminar ou mesmo diminuir a propagação dos vírus. Hoje eu tomei a vacina contra influenza, como a campanha foi antecipada eu vim para garantir a minha”, enfatizou.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *