Página Inicial > Notícias > Notícias > Centro de Endocrinologia e Diabetes realiza encontro com a primeira turma de participantes do ‘Ipes Leve’

Centro de Endocrinologia e Diabetes realiza encontro com a primeira turma de participantes do ‘Ipes Leve’

beneficiários participaram ativamente das atividades realizadas durante o primeiro encontro do programa ipes leve

O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), por meio do Centro de Endocrinologia e Diabetes, realizou o encontro com a primeira turma de participantes do Programa ‘Ipes Leve’, que está sendo implementado em um novo formato e integrado ao Programa ‘Ipesaúde Você’, a mais nova iniciativa de educação e promoção em saúde realizada pelo instituto.

De acordo com a endocrinologista e coordenadora do Programa ‘Ipes Leve’, Karla Rezende, o projeto é desenvolvido pela autarquia para enfrentar o problema da obesidade, que tem atingido o mundo de forma pandêmica. A iniciativa visa conciliar educação, com cuidados médicos e nutricionais. “A expectativa nesse momento é iniciar esse programa inovador, porque traz uma junção de educação, que é fundamental para a saúde, e cuidados clínicos, médicos e nutricionais, ao mesmo tempo”, pontuou.

endocrinologista karla rezende
Endocrinologista Karla Rezende: “Serão quatro grupos, finalizando 100 pacientes neste primeiro momento”

Nesse primeiro grupo estão participando 25 pessoas. Conforme a especialista, o programa se repetirá durante todas as sextas-feiras, por um período de seis meses com esses pacientes. “Serão quatro grupos, finalizando 100 pacientes neste primeiro momento”, ressaltou. A endocrinologista disse ainda que nos encontros, o paciente percorrerá o caminho de aprendizado, de melhora do autocuidado e das necessidades de saúde que venham a ser detectados nas consultas. Segundo ela, o requisito principal para a participação no programa é que o paciente queira enfrentar a obesidade. “Ele é o ator principal. Nós, das equipes de saúde, vamos facilitar o caminho para obtenção dos resultados por parte desse paciente”, explicou.

as nutricionistas flávia silva e rakel bráz mota falaram sobre a importância da alimentação saudável durante a palestra
As nutricionistas Flávia Silva e Rakel Bráz Mota falaram sobre a importância da alimentação saudável durante a palestra

No primeiro encontro, os participantes se apresentaram, conheceram os profissionais que conduzirão as ações do programa e assistiram a duas palestras, a primeira proferida pela endocrinologista Karla Rezende, que deu as boas-vindas, explicou como tudo vai funcionar e falou sobre o problema da obesidade, que atinge e causa a morte de milhares de pessoas no Brasil anualmente. E a segunda, realizada pelas nutricionistas Flávia Silva e Rakel Bráz Mota. Na oportunidade, elas falaram sobre a importância da alimentação saudável, apresentaram aos participantes a Pirâmide Alimentar, com regras básicas que devem ser seguidas para a perda de peso, e também fizeram uma dinâmica com os pacientes sobre alimentos saudáveis.

Motivação

karla rezende explicou que a obesidade tem atingido o mundo de forma pandêmica
Karla Rezende explicou que a obesidade tem atingido o mundo de forma pandêmica
Fotos: Francielle Nonato / Agecom

Karla Rezende afirmou que nos encontros haverá muita troca de informações. Ela disse que serão fornecidas receitas de alimentos, realizadas atividades integrativas e outras ações voltadas ao combate do sedentarismo, como caminhadas; e também antiestresse com a prática de meditação.

Para a especialista, a motivação é a grande bomba propulsora dos pacientes. “Obesidade é uma doença. O mundo nos gera uma tendência a ganhar peso, com todos os confortos, as facilidades, o estresse, correria e sedentarismo que nos traz. A obesidade é uma doença que não tem um remédio, um tratamento específico, como se tem para baixar a glicemia, o colesterol, o que há são medicamentos reposicionados de outras doenças que ajudam ao paciente nesse enfrentamento”. Karla afirma que o fundamental para a perda de peso é a motivação. “É aí que o paciente entra, assumindo o seu autocuidado e arrumando a sua vida de uma forma que ela aponte para a redução de peso”, ressaltou.

img 1025
Para a especialista, a motivação é a grande bomba propulsora dos pacientes

No programa, a equipe multidisciplinar do Centro de Endocrinologia e Diabetes atua junto ao paciente para facilitar o êxito no resultado. “Alcançando o resultado vem a motivação, a melhoria progressiva do cuidado de vida, do sono, do bem-estar, mexe realmente no paciente como um todo. As suas comorbidades de saúde, o controle do diabetes, da hipertensão, do colesterol, então o paciente se sente melhor e vê que é possível com boa informação, com boa educação, com boa equipe de saúde conseguir o objetivo tão desejado, que é reduzir o peso”, enfatizou.

Retomada

Com relação a retomada do ‘Ipes Leve’, Karla Rezende destacou que o projeto é muito interessante e muito bem-vindo, no sentido de acolher a população que muitas vezes está sendo assistida sem um plano terapêutico bem formulado e sem os objetivos vinculados a equipe de saúde. “À medida que eles entram no Programa vão ter o cuidado integral garantido pela unidade e serão seguidos, monitorados por aplicativo com alta tecnologia e avaliados nos seus resultados”, argumentou. A especialista salientou ainda que é uma proposta completamente diferente e muito mais benéfica para o paciente, porque ele terá um vínculo com a uma unidade e com a equipe de saúde, que é responsável com o seu cuidado.

kelly bignardi
Kelly Ribeiro: ” O objetivo do programa é reduzir a estatística de pessoas com obesidade e também diminuir tantas outras doenças como as cardiovasculares”

A coordenadora do Centro de Endocrinologia e Diabetes, Kelly Ribeiro, evidenciou a importância da realização da primeira atividade do ‘Ipes Leve’ deste ano de 2023. “O programa tem como objetivo acompanhar pessoas que estão com sobrepeso e obesos. Sabemos que a obesidade é uma das doenças com índice de mortalidade elevada mundialmente e ao tratá-la também se previne o surgimento de várias patologias. O objetivo do programa é reduzir a estatística de pessoas com obesidade e também diminuir tantas outras doenças como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão, ansiedade, por exemplo”.

Conforme Kelly, as inscrições vão ser feitas presencialmente no Centro. “Depois de inscritos, os participantes das turmas virão ao Centro uma vez ao mês para ter o acompanhamento e fazer uma análise em relação ao cumprimento das orientações, que são passadas pelos especialistas para a perda de peso”, disse. Para Kelly, o intuito da gestão do Ipesaúde com o projeto é melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Esse projeto é importantíssimo”, garantiu.

Expectativa

gildete ribeiro reis acompanhou a sobrinha no primeiro encontro do ipes leve
Gildete Ribeiro: “Realmente, é um projeto maravilhoso e creio que vai ter resultados positivos, o objetivo com certeza será alcançado. Parabenizo a iniciativa do Ipesaúde”

A professora Gildete Ribeiro Reis esteve na primeira reunião do ‘Ipes Leve’, como acompanhante da sua sobrinha. “Vim acompanhando minha sobrinha, que tem dificuldade em emagrecer”, disse, ao acrescentar que amou a proposta. “Realmente, é um projeto maravilhoso e creio que vai ter resultados positivos, o objetivo com certeza será alcançado. Parabenizo a iniciativa do Ipesaúde”.

o beneficiário cláudio sérgio ferreira santos pretendo perder pelo menos 30 quilos foto francielle nonato agecom
O beneficiário Cláudio Sérgio Santos disse que pretende perder pelo menos 30 quilos

O paciente Cláudio Sérgio Ferreira Santos, 57 anos, aderiu ao Programa ‘Ipes Leve’ e atendeu ao convite da sua nutricionista que o acompanha no Centro de Diabetes. “Este é o primeiro encontro e eu estou achando muito interessante por se tratar de um programa muito importante, para que a gente possa realmente perder o peso e ter uma vida mais saudável. Sou obeso. Estava com obesidade grau 1 e na última consulta fui informado que tinha aumentado o peso e passado para o grau 2. De lá para cá, segui as orientações da endocrinologista e reduzi dois quilos. Agora que estou no ‘Ipes Leve’ pretendo perder pelo menos 30 quilos. Hoje estou com 120 quilos, quero chegar pelo menos a 90”, afirmou.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *