Página Inicial > Notícias > Notícias > Pacientes oncológicas aprovam sala de acolhimento do Ipesaúde Você

Pacientes oncológicas aprovam sala de acolhimento do Ipesaúde Você

pacientes oncológicos aprovaram a sala de acolhimento foto arthuro paganini secom

Última atualização em 07/12/2023 às 10:25:13

Nesta quinta-feira, 14, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou o evento de lançamento do eixo ‘Humanizar’ do Programa Ipesaúde Você. Voltada para os pacientes oncológicos que são beneficiários da autarquia, a ação reuniu grande número de beneficiárias do Instituto. Na oportunidade, as pacientes assistiram a palestras, participaram de atividades físicas e da solenidade de abertura da Sala de Acolhimento, onde será ofertado atendimento diferenciado a este público.

De acordo com o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, que fez a abertura do evento, o pilar ‘Humanizar’ do Projeto Ipesaúde Você consiste em aproximar os beneficiários oncológicos da autarquia, dando celeridade na liberação dos exames, cirurgias e procedimentos. “Esses pacientes têm uma necessidade especial, e o tempo é extremamente necessário no controle e cuidado com a doença”, ressaltou.

o presidente do ipesaúde cláudio mitidieri
O presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, fez a abertura do evento – Fotos: Arthuro Paganini / Secom

Ele destacou ainda que o Ipesaúde é um patrimônio do servidor. “As senhoras que passam por esse processo lento e doloroso do tratamento contra o câncer vão poder contar com a acessibilidade e o acolhimento necessários. Quando precisarem de agilidade na liberação de exames, cirurgias, procedimentos e quimioterapias, podem procurar diretamente a Sala de Acolhimento, onde serão recepcionados por assistentes sociais que os atenderão de maneira especial, trazendo mais celeridade na liberação das suas demandas. Estamos à disposição para ouvir e acolher as suas necessidades”, salientou.

o presidente do ipesaúde, cláudio mitidieri o oncolologista william soares e a diretora do dircab nataly gós fotos arthuro paganini
A diretora da Dircab, Nataly Góis, falou sobre a importância do Programa Ipesaúde Você. Na foto, Nataly ao lado do palestrante William Soares e do presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri

A diretora Nataly Góis, da Diretoria de Controle e Cadastramento com os Beneficiários (Dircab), falou sobre a importância do Programa Ipesaúde Você e do encontro com as beneficiárias oncológicas atendidas na instituição. “Vamos dar início ao nosso novo programa. Uma vez ao mês, teremos esse encontro, para ver realmente o que está e não está fluindo. Vocês são muito mais importantes do que o diagnóstico. Estamos com vocês”, enfatizou.

assistente social ana paula carregosa atende beneficiária na sala de acolhimento
A assistente social Ana Paula Carregosa atende beneficiária na sala de acolhimento

Durante o evento, as assistentes sociais da Sala de Acolhimento entregaram fichas para a realização do cadastro das pacientes. “Essas fichas vão ser utilizadas para fazer a categorização pelo diagnóstico, formar os grupos e convidar a cada uma, posteriormente. Vamos conhecer vocês e as demandas que trarão”, afirmou a assistente social Ana Paula Carregosa.

Apoio

A paciente Lucivane Bezerra Lima foi diagnosticada com câncer de mama há quatro anos. Atualmente, ela faz o tratamento com a quimioterapia oral. Segundo ela, o programa é ótimo, porque será um apoio para o paciente oncológico. “Agora a gente vai ter um acompanhamento mais direcionado para o tratamento oncológico. Eu ainda estou em tratamento e tenho que fazer exames de seis em seis meses, consultas médicas de ano em ano e outras semestrais, isso sem contar os exames de rotina que também precisam ser feitos”, relatou. Conforme Lucivane, a Sala de Acolhimento proporcionará melhorias para todos que fazem o tratamento oncológico. “Essa sala é muito importante, porque vamos falar diretamente com a assistente social para o atendimento das nossas demandas”, disse.

A beneficiária Maria Jussara Fontes faz tratamento contra o câncer de mama desde o ano passado. Após passar pela quimioterapia e cirurgia, agora está realizando a hormonioterapia. “Achei interessante o programa. A coordenadora disse que vai agilizar ainda mais os procedimentos, e para mim isso foi ótimo. Você tem um local direcionado para esse problema, que é sério para todo mundo”, afirmou.

Evento

o oncologista william soares
O oncologista William Soares parabenizou o Ipesaúde pela criação do espaço da Sala de Acolhimento e pelo Programa Ipesaúde Você

O lançamento do programa contou com palestras do oncologista William Eduardo Nogueira Soares, da nutricionista Larissa Costa Oliveira, da profissional de educação física Jailza Rezende de Oliveira e da psicóloga Maria Dayanne Silva.

Na sua palestra, o oncologista William Soares parabenizou o Ipesaúde pela criação do espaço da Sala de Acolhimento e pelo Programa Ipesaúde Você, que visa humanizar ainda mais a relação entre o Instituto e os pacientes oncológicos. “O Ipesaúde está de parabéns e saindo à frente. É importantíssimo que as instituições vejam esse lado da humanização. Receber bem o paciente, abraçar, ouvir com paciência todos os seus problemas é fundamental”, frisou.

Em sua fala, ele também destacou a importância da prevenção à doença. “Prevenir é melhor do que remediar. É importantíssimo investir em prevenção, porque quando você previne, o beneficiado em especial vai ser o paciente”, afirmou.

A nutricionista Larissa Costa Oliveira, que trabalha em uma clínica credenciada do Instituto, também ressaltou a importância do Programa Ipesaúde Você no pilar ‘Humanizar’. “Tendo essa oportunidade no Ipesaúde vai ser um complemento do que a gente faz lá”, revelou.

a enfermeira ronaide farias de oliveira
A enfermeira Ronaide Farias disse que a proposta do Programa Ipesaúde Você no eixo ‘Humanizar’ é muito sensível

A enfermeira Ronaide Farias de Oliveira afirmou que a proposta do Programa Ipesaúde Você no eixo ‘Humanizar’ é muito sensível. “Os pacientes têm muitas dúvidas, e às vezes eles só querem uma informação. Quando soube da implantação desse serviço, achei maravilhoso. Aqui na Sala de Acolhimento as demandas dos pacientes serão acolhidas, com atendimento humanizado e a busca pela melhor qualidade da assistência ao beneficiário”, salientou.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *