Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde coloca em evidência o papel dos assistentes sociais

Ipesaúde coloca em evidência o papel dos assistentes sociais

assistente social do serviço de pronto atendimento, tatiana maria garcez sales foto agecom

Última atualização em 26/05/2023 às 14:59:41

Nesta segunda-feira, 15 de maio, é comemorado o Dia do Assistente Social. O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), destaca a importância desses profissionais, que acolhem e buscam a validação dos direitos dos pacientes nas suas unidades.

De acordo com a diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, o assistente social é um profissional de grande importância na área social e da saúde, em todos os aspectos, porque é quem faz o primeiro elo entre os beneficiários e os demais setores. “É a assistente social quem realiza o acolhimento e tenta orientar e solucionar a dificuldade que o beneficiário tenha da melhor maneira possível”, afirma.

priscila kitawara
Diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara: “São profissionais fundamentais, que com tanto zelo atendem aos beneficiários do Ipesaúde” – Fotos: Agecom

Priscila Kitawara, além de reconhecer o trabalho dos assistentes sociais, parabeniza a todos pela passagem do seu dia. “São profissionais fundamentais, que com tanto zelo atendem aos beneficiários do Ipesaúde”, ressalta.

Acolhimento

A assistente social da Diretoria de Controle e Cadastramento com os Beneficiários do Ipesaúde (Dircab), Wany Santos Silva, disse que o seu trabalho no setor é de acolhimento aos beneficiários, que buscam a adesão dos seus companheiros, enteados e filhos. Na Dircab, além dela também trabalha a assistente social Ana Paula Carregosa.

as assistentes sociais ana paula carregosa e wany santos silva foto agecom
As assistentes sociais da Dircab, Ana Paula Carregosa e Wany Santos Silva

Segundo Wany, o Dia do Assistente Social é uma data muito importante para a sua profissão, porque é um reconhecimento. “A cada tempo que passa a gente só vê melhoria e valorização, que é o que a gente precisa”, diz.

Ela salienta que a mulher tem se destacado na profissão. “É um espaço que a gente vem ocupando e acho de suma importância”, pontua. Wany disse também que ocorreu uma mudança de visão em relação ao papel do assistente social. “Antigamente havia uma percepção de que a assistente social era uma dama de caridade, mas esse conceito vem mudando e hoje não somos mais aquelas mulheres que atuavam para conseguir benefícios como passagem ou ajuda financeira para quem ela estivesse atendendo. Hoje já não é mais assim, a assistente social tem um leque de atuação e a valorização da profissão vem melhorando a cada dia”, enfatiza.

Assistência ao beneficiário

A assistente social Patrícia Lorena de Melo Miranda trabalha no Centro de Reabilitação do Instituto desde 2018 e gosta muito do que faz. Segundo ela, é uma atividade mais voltada à assistência do beneficiário. No centro, ela realiza atualmente o trabalho no setor de fisioterapia, mas no período crítico da pandemia da Covid-19, desempenhou a sua função nas duas retaguardas montadas pelo Ipesaúde, na sede do Instituto e em um Hospital, em São Cristóvão.

assistente social patrícia lorena de melo miranda, do centro de reabilitação foto agecom
Assistente social Patrícia Lorena de Melo Miranda, do Centro de Reabilitação

No Centro de Reabilitação ela acolhe os beneficiários que chegam procurando por vagas e as mães que buscam os serviços de terapias ofertados pelo centro. “Fazemos o acolhimento das mães e das crianças e proporcionamos as vagas, também fazemos ajustes de horários. Além disso, também há busca de maior interação com mães para saber sobre o desenvolvimento das crianças, e a realização de um trabalho de escuta dos beneficiários para conhecer as dificuldades e possíveis soluções das suas demandas, buscamos sempre o melhor caminho”, diz Patrícia.

A assistente social ressalta que no seu trabalho ela sempre procura encontrar o melhor que o Ipesaúde tem para proporcionar ao beneficiário. “A relação é bem tranquila e eles sempre ficam satisfeitos com o acolhimento e com o que a gente consegue ofertar”, afirma.

Para Patrícia, o dia 15 de maio é uma data muito importante para ser celebrada e lembrar do serviço social. “Ser assistente social é você realmente ter um olhar mais humano, tentar entender a queixa do paciente, percebendo o que tem por trás, tentando sempre se colocar no lugar daquela pessoa. Sou muito grata pela minha profissão”, revela.

Busca de direito

assistentes sociais do seviço de pronto atendimento foto agecom
Diariamente as três assistentes sociais do SPA fazem visitas em todos os leitos da unidade

A responsável técnica do Serviço Social do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), a assistente social Tatiana Maria Garcez Sales, trabalha há 11 anos na unidade. Segundo ela, o trabalho do setor é feito com os pacientes e suas famílias. “Nós temos uma relação direta com a equipe multiprofissional do SPA e buscamos na verdade a garantia dos direitos tanto do paciente como dos acompanhantes”.

Conforme Tatiana, diariamente as três assistentes sociais do setor fazem visitas em todos os leitos, desde a entrada do plantão, que começa às 6h até o final, às 18h. “Fazemos as visitas e verificamos a necessidade de cada um. Conversamos tanto com o paciente quanto com a família para ver se estão necessitando de algum tipo de exame, vaga de transferência e alimentação. Tentamos de todas as formas dar uma resposta imediata para eles”, revela.

Ela também destacou a importância do Dia do Assistente Social. “É uma grande conquista, é uma grande vitória nossa, do serviço social, de ser reconhecido como categoria, porque antigamente a gente não tinha tanto valor como hoje nós estamos tendo, tanto na saúde como na educação e no próprio serviço público. É uma grande vitória para a nossa classe de assistentes sociais”.

assistente social do centro de endocrinologia e diabetes, zaira góis foto agecom
Zaira Góis, assistente social do Centro de Endocrinologia e Diabetes

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *