Página Inicial > Notícias > Notícias > Dia Mundial da Saúde Bucal: Ipesaúde discute tema e reforça importância dos cuidados

Dia Mundial da Saúde Bucal: Ipesaúde discute tema e reforça importância dos cuidados

Manter a saúde da boca em dia é de extrema importância e influencia positivamente no bom funcionamento do corpo, de uma maneira geral. Hábitos que podem parecer simples fazem toda a diferença na eliminação das bactérias que desencadeiam problemas mais graves, como orienta Alisson Almeida, dentista do Centro Odontológico do Ipesaúde.

“A saúde bucal é importante no contexto geral de saúde do indivíduo, para além da questão física visto que as doenças que acometem a cavidade bucal podem ter reflexo sistêmico ou ainda causar dor e desconforto. Também reflete no psicológico do paciente, pois interfere diretamente em sua autoestima e na sua interação social. É comum ouvir daqueles que passam por algum tipo de reabilitação protética ou mesmo pela dentística restauradora que agora podem voltar a sorrir”, pontua Alisson Almeida.

Algumas dicas são essenciais para cuidar da saúde bucal, a exemplo de uma boa escovação, ingerir alimentos balanceados, fazer uso correto do fio dental, fluor e enxaguante bucal, sempre sob orientação de um profissional da área, além de visitas regulares ao dentista, quando possível.

Já para quem usa prótese dentária também deve ter cuidados intensivos quanto à higienização, necessidade de escovar a mesma sempre após a alimentação com escova apropriada e sabão neutro, bem como retirá-las antes de dormir para que a mucosa bucal possa relaxar um pouco durante a noite. Esse cuidado noturno evita o surgimento de feridas na gengiva e de proliferação fúngica.

Pandemia

Desde o início da pandemia em 2020, quando todos precisaram se adaptar à rotinas diferentes, diversas ações foram modificadas. Com mais tempo em casa, seja por trabalho remoto ou suspensão das atividades em geral, a população possuía ainda mais funções e alguns hábitos poderiam ser afetados. No que refere-se à higiene bucal, de acordo com Alisson, os cuidados não podem ser negligenciados.

“A pandemia tem gerado uma carga emocional sem precedentes na vida das pessoas, devido ao isolamento social e a necessidade de ficar em casa, muitas perdem o estímulo para o cuidado pessoal diário com a higiene bucal o que pode agravar ou ainda ocasionar o aparecimento de doenças bucais como cárie, gengivite, saburra lingual. Outro fator importante a ser avaliado é que o aumento do número de indivíduos com bruxismo ou apertamento causado pela sobrecarga emocional que estas pessoas estão vivendo”, orienta Alisson Almeida.

Centro Odontológico

O Ipesaúde possui um serviço próprio em odontologia e oferece a todos os beneficiários e dependentes várias especialidades em Clínica Geral; Odontopediatria; Endodontia; Atendimento a pacientes especiais: Periodontia; Cirurgia Buco-Maxilo-Facial; Radiologia; Prevenção; Urgência e Perícia.

Atualmente, a unidade funciona apenas com atendimento de urgência, todos os dias, das 7h às 19h, em virtude da suspensão dos atendimentos eletivos para diminuir os riscos de contágio pelo coronavírus. Importante frisar que o Centro Odontológico vem mantendo todos os critérios de biossegurança durante todo o período de pandemia, fazendo parte das medidas de enfrentamento à doença adotadas pelo Ipesaúde.

Qualquer informação a respeito do funcionamento da unidade, localizada na Praça da bandeira, 373, em Aracaju, pode ser obtida através do 3179-4981.

Alisson Almeida

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *