Página Inicial > Notícias > Notícias > Psicologia do Sono: Ipesaúde explica importância da especialidade

Psicologia do Sono: Ipesaúde explica importância da especialidade

O sono é vital para o ser humano. Ele mantém o equilíbrio metabólico, emocional e psíquico, além de outros benefícios. Entretanto, insônia ou dificuldade para dormir afetam muitas pessoas. Uma recente pesquisa chamada Mapa do Sono dos Brasileiros revelou que 65% dos entrevistados têm baixa qualidade de sono, sendo que apenas 7% nessa condição procuram um profissional médico para um tratamento.

De acordo com Aline Lordão, psicóloga do Ipesaúde, os distúrbios de sono mais comuns são: insônia, apneia obstrutiva do sono, sonolência excessiva e comportamentos anormais durante o sono. “Geralmente estão associados a diversos fatores como ansiedade, depressão, estresse, ambiente com ruído ou luz excessiva, cafeína, uso de substâncias químicas, cochilos durante o dia, deitar cedo, mudança de hábitos e uso excessivo de telas”, comenta Aline.

Ainda segundo Aline, esses distúrbios comprometem a qualidade de saúde das pessoas, provocando alterações de humor, déficit de aprendizado e também estão presentes nos transtornos psiquiátricos. Dessa forma, o acompanhamento psicológico é fundamental para o tratamento da regulação do sono. “O psicólogo busca entender os aspectos gerais do sono, quais os seus mecanismos, qual a estrutura neurológica, fazendo um levantamento das causas e a partir disso, realiza a intervenção na psicoterapia, a fim de reduzir o dano à saúde do paciente”, diz a psicóloga.

Isolamento social

Com o advento da pandemia do coronavírus, a qualidade de sono de muitas pessoas piorou e aumentou a necessidade de ajuda psicológica. “Diante dessa necessidade do isolamento social, dos riscos e das mudanças que ocorreram nesse período, as pessoas iniciaram processos de ansiedades, angústias, incertezas e ter que lidar com isso acabou desencadeando distúrbios do sono que muitas das vezes estão associados a transtornos psicológicos”, finaliza Aline.

Para se ter uma boa noite de sono, a psicóloga indica uma rotina constante com horário de levantar e dormir, a prática de exercícios físicos e outros meios que aliviam a ansiedade como a leitura, dança e música, banho antes de dormir e evitar o uso de telas pelo menos trinta minutos antes de dormir. Caso continue apresentando insônia e outros problemas, o melhor é buscar a ajuda de um profissional.

O Serviço de Atenção em Saúde Mental (SASM) funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, na sede do Ipesaúde, localizado na Rua Campos, 177, São José. O telefone para contato é (79) 3198-4375.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *