Última atualização em 03/11/2021 às 08:34:21
O câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na região das mamas. Além disso, ele apresenta diversos tipos com alguns de desenvolvimento mais rápido que outros. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas no Brasil em 2020, cerca de oito mil casos desse câncer tiveram relação com maus hábitos, podendo ter sido evitados com o devido cuidado.
Para a enfermeira do Ipesaúde, Ana Carolina Oliveira Santos, há certos fatores de risco que aumentam a probabilidade e desenvolvimento da doença como: genética, idade, obesidade, exposição à radiação exagerada na região da mama e ingestão exagerada de bebidas alcoólicas.
Outra questão que ainda é um tabu na cultura é o autoexame das mamas, que ajuda na detecção do câncer e consiste numa prática simples. De acordo com a enfermeira, ele é feito na palpação da mama com o objetivo de detectar anormalidades. “É uma prática que tem uma importância preventiva e pode ser incluída na rotina sem maiores transtornos, seja durante o banho, troca de roupa e ao deitar-se antes de dormir”, comenta Ana Carolina.
Essas e outras questões foram pautas nesta semana de palestras voltadas à conscientização do Outubro Rosa, realizadas no Centro Cardiorrespiratório do Ipesaúde. A beneficiária Maria Izilda Santos elogia o trabalho feito pela instituição: “Eu achei ótimo porque deveria em todos os espaços ter uma informação passada aos usuários. Eu achei excelente e bem enaltecedora na minha opinião”, comenta.
Análise médica
Muito além do autoexame, a avaliação de um profissional de saúde é de extrema importância, tanto para a prevenção quanto para o tratamento. A enfermeira Ana Carolina ressalta que o acompanhamento, aconselhamento e direcionamento médico são essenciais. “Em casos de diagnósticos de câncer de mama vale ressaltar a importância de uma equipe multiprofissional para o bem estar e recuperação dessa mulher”, comenta.
Para captar um número maior de pessoas, o CRR também proporcionou testes rápidos aos seus beneficiários. Esses testes podem identificar HIV, sífilis, hepatite B e C. O beneficiário José Adelson aproveitou o momento para realizar o exame: “Eu estava aguardando uma consulta quando recebi a notícia desse teste e me prontifiquei a fazer. É um teste que viria a ser feito, então agradeço essa oportunidade e o ótimo atendimento”, disse.
As ações com testes rápidos também foram realizadas no Sergipeprevidência. “Esses testes rápidos são de extrema importância por causa do diagnóstico caso seja positivo e para manter esse padrão de rotina de realizar esses testes e garantir que a saúde esteja em dia”, diz a enfermeira Ana Carolina.
Ana Carolina ainda acrescenta que o tratamento do câncer vai depender de seu estágio e tipo, o que pode incluir cirurgia, radioterapia e até quimioterapia. Para evitar a doença, a enfermeira aconselha a adoção de hábitos saudáveis, uma rotina de autoexame das mamas e a realização de exames periódicos.
Nutrição
Para a inserção de hábitos saudáveis, a nutricionista Lara Dantas do Ipesaúde faz algumas recomendações:
Frutas vermelhas e roxas. Para aplicar no dia-a-dia: um suco de frutas vermelhas logo pela manhã.
Alimentos alaranjados como cenoura ou abóbora. Para aplicar no dia-a-dia: abóbora bem cozida amassada em forma de purê ou cozida junto com feijão.
A soja também é um alimento bastante eficaz, como apontam os estudos, ela pode aumentar os níveis de hormônio feminino que pode estar diminuído em mulheres na menopausa, esse hormônio diminuído está associado a maiores índices de câncer de mama. Para aplicar no dia-a-dia: pode ser usada bem temperada (com temperos caseiros), substituindo a carne vermelha.
Lara ainda explica que o alto consumo de carne vermelha também é um fatores de risco de câncer não só de mama como também do colo do útero. “Alimentação saudável deve ser a base, evitar o excesso de gorduras, açúcares e industrializado pode ser um grande passo para a prevenção”, finaliza a nutricionista.
O Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto funciona de segunda a sexta das 7h às 18h e é localizado na Rua Campos, 177, bairro São José – Aracaju. Os telefones para contato são 3226-2828 e Whatsapp 98810-2828.

