Página Inicial > Notícias > Notícias > Janeiro Branco: Ipesaúde fala sobre cuidados com a saúde mental

Janeiro Branco: Ipesaúde fala sobre cuidados com a saúde mental

Com a virada do ano, janeiro é o mês em que as pessoas renovam as expectativas para os próximos 11 meses. É como se uma nova vida estivesse pronta para ser pintada em uma tela branca.

A campanha Janeiro branco foi criada, com o objetivo de estimular o cuidado com a saúde mental e convida os brasileiros a refletirem sobre os cuidados do corpo e mente.

De acordo com Bárbara Moura, psicóloga do Ipesaúde, a saúde mental, conforme a Organização Mundial de Saúde, é caracterizada por um estado de bem-estar, no qual a pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhando para contribuir no meio em que vive e ao mesmo tempo, capaz de administrar as suas emoções.

“A saúde mental é a qualidade de vida e cognitiva de um indivíduo, onde o essencial é o bem-estar psíquico”, disse Bárbara Moura, ressaltando que a campanha, além de conscientizar a população sobre a sua importância, deixa uma mensagem muito importante, sobre os cuidados que devemos ter com a saúde mental, reescrevendo uma página em branco, durante os 365 dias do ano.

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento no número de pacientes diagnosticados com doenças mentais é um problema alarmante no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), somos o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, cerca de 9,3% do total da população. Estudos também mostram que aproximadamente 86% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental, como a ansiedade e depressão.

Pandemia – Depressão, estresse e ansiedade aumentaram durante a pandemia. De acordo com a psicóloga, a mudança brusca da rotina que a pandemia causou na vida e no trabalho, trouxe impactos também para a saúde mental.

“Com a pandemia houve o aumento de problemas psicológicos, o agravamento de transtornos mentais, como por exemplo, o medo da morte, o medo de contrair o Covid-19, o estresse induzido pela mudança da rotina, o isolamento e o distanciamento social, as questões econômicas e as mudanças no trabalho”, disse Bárbara Moura, acrescentando que com o convívio prolongado dentro de casa, provocou um aumento significativo no desgaste da dinâmica familiar, gerando prejuízos na manutenção da saúde mental.

Dicas – Bárbara Moura dá algumas dicas para cuidar e preservar a saúde mental e prevenir doenças.

Alimentação saudável, com exercícios físicos, auxiliam na redução do nível de estresse. Terapias alternativas, com meditação, exercícios de respiração, artesanato, leitura e ouvir uma boa música

Planejamento de uma rotina saudável, focando em comportamentos preventivos, como usar máscara, lavar as mãos com regularidade, manter distanciamento social e seguir rigorosamente as recomendações dos órgãos de saúde.

Manter contato com familiares e amigos, mesmo que seja virtual; Evitar o uso excessivo de álcool e outras drogas; Cuidado com o excesso de informações de forma desordenada, não oficiais, verificando a veracidade das notícias.

Priorize o sono – É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais e emocionais.

Exercícios físicos melhoram a capacidade cognitiva, reduz os níveis de ansiedade e estresse, aumentam a disposição e mental, fortalece o sistema imunológico e melhora a concentração.

Procurar profissionais de saúde especializados é essencial para a manutenção da saúde mental

O Serviço de Atenção à Saúde Mental (SASM) do Ipesaúde fica localizado no Bloco 3B, na sede da autarquia, que fica na Rua Campos, 177, São José. O serviço funciona por meio de hora marcada, de segunda a sexta, das 7h ás 18h.

Bárbara Moura, psicóloga do Ipesaúde

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *