Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde moderniza processos de armazenamento e distribuição de materiais

Ipesaúde moderniza processos de armazenamento e distribuição de materiais

O Ipesaúde reestruturou o seu setor de almoxarifado, modernizando os processos de armazenamento e distribuição de materiais. As principais adequações levaram em conta a reformulação do layout do ambiente, obedecendo as normas da segurança do trabalho. Dentre elas estão a implantação de condições sanitárias básicas, a sinalização e distribuição correta dos itens e o conforto dos colaboradores.

A otimização do setor começou a ser realizada em maio de 2022, o gerente do Almoxarifado, Renan Oliveira, explica que o Ipesaúde possui três almoxarifados. “Agora, passamos a ter três áreas de armazenamento que comportam em alas separadas: produtos médico-hospitalares e farmacêuticos, produtos de nutrição, produtos de higiene, escritório e patrimônio”, detalha Renan.

Foram realizadas reformas estruturais para retirada de paredes e abertura de vãos, a fim de comportar a quantidade de materiais suficiente e armazená-los corretamente em seus locais. Renan conta que para dar andamento aos trabalhos foi preciso priorizar os produtos em sequências, e logo após abrir corredores nos ambientes, “para transitar melhor e encontrar os materiais com mais facilidade de acordo com as normas de armazenamento”, ressalta o gerente do Almoxarifado.

Todas as compras são baseadas na média por consumo até a validade, gerando um estoque regular. Renan acrescenta ainda que houve também melhorias nas farmácias, pois eram divididas entre comum e odontológica. “Transformamos duas em uma, ao invés de ficar em duas salas separadas, facilitamos o trabalho das profissionais farmacêuticas”.

Para solicitação de materiais no almoxarifado, o Ipesaúde dispõe do Sistema iTABS, e funciona a partir de um cronograma de entregas semanais aos setores, como por exemplo, todas as terça-feiras a entrega é para a farmácia do Serviço de Pronto Atendimento (Urgência 24h).

Após a reestruturação do setor foi elaborado um inventário com todo o fluxograma dos produtos que entram e saem do Almoxarifado, a organização impacta diretamente na qualidade dos produtos armazenados. Hoje, o estoque segue uma altura padrão para o ar circular melhor e parte dos materiais estão organizados em prateleiras, garantindo um fácil acesso às dispensas.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *