Última atualização em 21/03/2023 às 15:50:47
O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) é um espaço completo para atender os beneficiários que buscam serviços de Fisioterapia Ortopédica; Fisioterapia Uroginecológica; Fisioterapia Neurológica; Fisioterapia Geriátrica; Fisioterapia nas Disfunções da ATM; RPG; Acupuntura; Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Trata-se do Centro que mais cresceu em atendimento ao beneficiário e apenas em 2022 realizou 85.859 atendimentos.
De acordo com a coordenadora do Centro de Reabilitação, Márcia Fonseca, o ano de 2022 foi super positivo e bastante desafiador, apesar de toda dificuldade conseguiu dar muitas respostas com as críticas construtivas e análises de gestão. A demanda reprimida desde 2020, por conta da pandemia, fez crescer o fluxo de serviços e com isso foi necessário readequar a estrutura e fazer novas contratações. O Centro de Reabilitação possui 12 consultórios, 2 recepções, um espaço amplo para a mecanoterapia, 2 espaços para cinesioterapia e consultórios de acupuntura.
“Temos que analisar o cenário e tentar adaptar a realidade do Centro às mudanças necessárias, assim conseguimos contratar mais profissionais de todas as especialidades que ofertamos, ajustar as salas a partir da necessidade dos nossos beneficiários, fizemos contratações de clínicas credenciadas e novos equipamentos para a reabilitação continuar acolhendo os beneficiários”, explica a coordenadora Márcia.
A demanda mais crescente neste ano surgiu do público infantil, Márcia relembra que no Dia das Crianças fizeram terapias com telas e no Dia do Autismo levaram as crianças ao shopping. “Em algumas datas comemorativas fizemos atividades mais lúdicas para sair um pouco da rotina, buscando a melhor alternativa para atende-los em nosso Centro”. A coordenadora também destaca por causa da demanda interna dos beneficiários, o Centro conta com uma psicóloga para casos específicos. “A psicóloga compõe a equipe para demandas internas, por exemplo, o atendimento de uma paciente de ortopedia que apresentava um problema físico, na verdade estava sofrendo um problema psíquico”, revela.
A fisioterapeuta Gorete Matias (59) atua há 17 anos no Centro de Reabilitação e comemora o retorno dos atendimentos pós-pandemia, pois os beneficiários voltaram a ser assistidos da forma adequada. “Mais profissionais foram admitidos no setor e tudo isso favoreceu para o Ipes ser o que ele é, prestar um ótimo serviço para quem precisa de reabilitação”, diz a fisioterapeuta. Ela acrescenta ainda que durante esses anos pôde observar a evolução do Centro. “Antigamente não atendíamos crianças e hoje fico feliz que o Ipes atende a essa demanda e também cuida das crianças com autismo, de ver novos colegas além de fisioterapeutas integrando a equipe. Isso favorece para o trabalho em conjunto e para continuarmos prestando o serviço que o beneficiário merece”.
Já o fisioterapeuta Diego dos Anjos destaca a importância da equipe multidisciplinar do Centro. “A cada profissional que chega é acolhido pela equipe, assim temos a oportunidade de trocar experiências, discutir os casos clínicos e aprender mais. É um crescimento coletivo”, afirma.
Stella Barreto tem oito meses e há pouco mais de um mês está em tratamento com a fisioterapeuta, pois nasceu com torcicolo congênito, ou seja, estava com dificuldade para firmar o pescoço devido ao encurtamento muscular unilateral e precisou dos serviços do Centro para realização do tratamento inicial clínico. “Ela está tendo uma boa evolução, o atendimento daqui é muito bom e ela já está adaptada”, conta a beneficiária Taise Barreto, mãe da criança.
A beneficiária Elza Santana (71) frequenta o Centro desde antes da pandemia para fazer sessões de RPG e há três meses está em reabilitação do corpo, ela conta que já passou por diversas clínicas particulares, mas o serviço do Centro é único. “Todos os funcionários, desde a recepção aos profissionais de saúde, são todos competentes, bem comunicativos e humanos, fazem até nosso astral melhorar”, relata.
O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Rua Dom José Thomaz, nº 331, Bairro São José, Aracaju/SE. Os telefones para contato são (79) 3198-4385 e 3198-4384.


A beneficiária Elza Santana 
Mecanoterapia 
Mecanoterapia 
Cinesioterapia 
Cinesioterapia 
Cinesioterapia 
Fisioterapeuta do Ipesaúde, Diego dos Anjos 
A beneficiária Stella Barreto em sessão de fisioterapia 


Fisioterapeuta Gorete Matias 
Sessão de Terapia Ocupacional 
Sessão de Terapia Ocupacional 

