Última atualização em 21/03/2023 às 15:51:26
Janeiro Branco marcou o início das campanhas de promoção à saúde do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). Nesse sentido, foi promovida uma palestra para os colaboradores administrativos da instituição, destacando a importância do autoconhecimento e seu impacto nas atividades laborais do dia a dia, como o atendimento aos beneficiários, ministrada pelas psicólogas do Serviço de Atenção à Saúde Mental (SASM), Bárbara Moura e Andrea Rabelo, na terça-feira, 31.
O presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, recepcionou o time dando as boas-vindas ao evento e ressaltou que está à disposição dos colaboradores para ouvir e acolher as necessidades. “Precisamos que nossos colaboradores estejam bem e por isso fizemos questão de estar junto com a equipe para uma palestra motivacional de cuidados com a saúde mental Eu e toda a diretoria estamos à disposição, juntos iremos realizar um grande trabalho no Ipesaúde”, afirmou.
Para diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, o Janeiro Branco marca o retorno de campanhas de promoção à saúde e foi um momento oportuno para apresentar toda a nova diretoria ao Ipesaúde. “Foi um encontro de união e descontração, foi possível dar as mãos aos colaboradores e olhar no olho, e, como disse a psicóloga, para presentificar nossa ação e fazer com que todos se sentissem acolhidos”, explicou a diretora.
Cuidado no acolhimento
O contato dos beneficiários com o Ipesaúde acontece primeiramente nas recepções das unidades. Lorena Andrade faz parte dessa linha de frente, pois atua como auxiliar administrativa na recepção da unidade de Propriá, no baixo São Francisco. Para ela, a palestra veio em boa hora, no começo do ano novo. “A palestra refletiu sobre o cuidado com a nossa saúde mental, o que é fundamental, e dessa forma a gente consegue desempenhar melhor nossas atividades laborais, acolher nossos beneficiários”, disse.
Segundo a auxiliar administrativa Andrea Cabral, há dois anos no Ipesaúde, a palestra foi muito positiva e a fez lembrar que com sua saúde em dia seu atendimento aos beneficiários pode melhorar. “Tem que ter o equilíbrio na hora de acolher os mais diversos beneficiários. No bloco em que trabalho, por exemplo, há situações em que os usuários já chegam muito aflitos e nervosos em busca de atendimento e precisamos manter a calma para conseguir atender da melhor forma possível”, conta Andrea.
Sem uma boa saúde mental não há estrutura para lidar com o outro. É preciso se conhecer para evoluir, destaca o coordenador do Ipesaúde de Nossa Senhora das Dores, Hermison. “Eventos como esse nos ajuda a nos conhecer melhor, assim podemos fazer pequenas mudanças diariamente. Ou seja, ao nos conhecermos podemos aplicar as melhorias necessárias e controlar nossas emoções em nossas ações pessoais e profissionais, e profissionalmente aprimorar a cada dia o atendimento ao nosso beneficiário Ipes na capital e no interior”.
Na ocasião, o presidente Cláudio Mitidieri apresentou a nova diretoria do Instituto a todo o corpo administrativo da casa. São eles: Priscila Kitawara, diretora de Promoção à Saúde (Dirpros); Márcio Lima, diretor Administrativo e Financeiro (Diraf); Sylvio Mendonça, diretor de Assistência à Saúde (Diras); Nataly Gois, diretora de Controle e Cadastramento de Beneficiários (Dircab).

