Página Inicial > Notícias > Notícias > Palestra do Ipesaúde em alusão ao Fevereiro Roxo desmistifica a fibromialgia

Palestra do Ipesaúde em alusão ao Fevereiro Roxo desmistifica a fibromialgia

beneficiários participaram ativamente da ação foto sara madureira

Nesta terça-feira, 20, os beneficiários do Centro de Reabilitação do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) assistiram a palestra ‘Desmistificando a Fibromialgia’, alusiva à campanha Fevereiro Roxo e ministrada pela fisioterapeuta Roberta Barbosa.

Na oportunidade, Roberta falou sobre a fibromialgia, ressaltando se tratar de uma doença de difícil diagnóstico. Ela explicou que a fibromialgia é uma dor crônica musculoesquelética generalizada, que não tem relação direta com tecidos inflamados e que é mais prevalente em mulheres entre 20 e 55 anos. A doença também pode ser chamada de síndrome da somatização, podendo ser confundida com um processo depressivo ou fadiga crônica.

“A nossa proposta é desmistificar todos os sinais e sintomas que essa doença traz para que as pessoas possam mudar um pouco o seu estilo de vida e procurar os médicos e os profissionais responsáveis para ajudar no melhor tratamento”, enfatiza Roberta Barbosa.

roberta barbosa desmistificou todos os sinais e sintomas que essa doença traz foto sara madureira
Roberta Barbosa desmistificou na palestra todos os sinais e sintomas que essa doença traz Fotos: Sara Madureira

A palestrante também revelou que o tratamento da doença é feito com o acompanhamento dos seguintes especialistas: reumatologista, psicólogo e fisioterapeuta. Entre as recomendações para a prevenção e melhoria do estado clínico do paciente estão a realização de atividades físicas de baixo impacto, caminhada, ciclismo, natação, pilates, hidroginástica, além da mudança no estilo de vida.

josefa lima garcia moreno foto sara madureira
Josefa Moreno está realizando tratamento no Ipesaúde e se sente melhor porque toma medicação e faz exercícios físicos

A ação realizada pelo Ipesaúde contou com a participação efetiva dos beneficiários, que interagiram bastante com a palestrante e as atividades desenvolvidas durante o evento. A beneficiária Josefa Lima Garcia Moreno, que há 10 anos foi diagnosticada com a doença, disse que só após passar por vários profissionais conseguiu descobrir que tinha fibromialgia. Atualmente, Josefa está realizando tratamento no Ipesaúde e se sente melhor porque toma medicação e faz exercícios físicos. Sobre a ação, a beneficiária afirma ter conseguido aprender muitas coisas. “Se tiver outros eventos, eu volto”, diz, animada.

delma santos foto sara madureira
Delma Santos: “Esta ação promovida pelo Ipesaúde para os seus beneficiários foi muito importante”

A beneficiária Delma Santos estava acompanhando a mãe na sessão de fisioterapia e também aprovou a iniciativa. “Esta ação promovida pelo Ipesaúde para os seus beneficiários foi muito importante”, parabeniza.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *