O projeto Sala de Espera entra em um novo ciclo e passa a ser realizado semanalmente no Centro de Endocrinologia e Diabetes, no Centro Odontológico e no Centro de Reabilitação do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). Nessa nova fase, o projeto foi ampliado, com apresentações semanais com diferentes temáticas abordadas por profissionais do plano de assistência, incluindo nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e odontólogos.
Nesta terça-feira, 4, o projeto foi realizado nos três centros da autarquia. A ação contou com a participação do fisioterapeuta Phelipe Santos, que na oportunidade realizou uma palestra e orientou os beneficiários sobre a temática da prevenção às queimaduras no período junino. Segundo ele, o tema abordado nesse novo ciclo do ‘Sala de Espera’ foi bastante atual e despertou a atenção dos presentes. “Passei orientações sobre como prevenir queimaduras, alertei aos beneficiários em relação ao maior cuidado que se deve ter para não se queimar com as fogueiras e fogos de artifícios”, ressalta.
Na oportunidade, o profissional também abordou a temática das dores ortopédicas. “Como nessa época do ano as pessoas ficam muito tempo em pé, porque dançam mais, devido às tradições juninas, há muitas queixas de dores”, afirma.

A beneficiária do Ipesaúde Ana Paula Menezes Souza Severo disse que aprendeu muito e aprovou a iniciativa do instituto em realizar o projeto. “Aprendi sobre as queimaduras e também sobre essa habilidade do fisioterapeuta para o tratamento de queimaduras, que eu desconhecia. Gostei demais da palestra, acho que a gente precisa disso, de informação, porque muitas vezes a gente erra por falta de informação. Foi ótimo”, afirma.

Já Antônio Eraldo Santos revelou que achou a palestra interessante. “Achei a palestra muito importante. Para mim, foi prazeroso, foi gratificante participar”, considera.
Sala de Espera
O projeto Sala de Espera se destaca como uma iniciativa com variadas ações, que visam oferecer informações cruciais sobre saúde e tirar dúvidas dos beneficiários relacionadas à instituição enquanto os eles aguardam atendimento médico. Sua ampliação visa proporcionar uma experiência mais enriquecedora para os pacientes, além de fomentar um ambiente mais informativo e acolhedor nas unidades de saúde. “A implementação desse novo formato reforça o compromisso do Ipesaúde em aprimorar os serviços prestados e em promover a saúde dos servidores do estado de Sergipe, por meio de iniciativas que integram educação e cuidados de saúde”, destaca a diretora de Promoção à Saúde (Dirpros) do instituto, Priscila Kitawara.

