Página Inicial > Notícias > Notícias > Equipes técnicas do Ipesaúde participam de curso de capacitação sobre urgências clínicas

Equipes técnicas do Ipesaúde participam de curso de capacitação sobre urgências clínicas

curso de capacitação contou com a participação expressiva das equipes técnicas do ipesaúde foto ascom ipesaúde

Nesta quinta-feira, 1°, foi realizado no auditório da sede do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) um Curso de Capacitação sobre Urgências Clínicas com as equipes técnicas da autarquia. A ação, promovida pelo Ipesaúde, contou com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A qualificação foi realizada pela enfermeira e instrutora do Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP), Renata Dias, que na oportunidade treinou os colaboradores, por meio da teoria e da prática, para lidar de maneira mais tranquila com as situações de urgências clínicas. “São intervenções para o atendimento em casos como o de pacientes que vêm marcar um exame e têm um desmaio, uma crise convulsiva ou que está comendo algum alimento e se engasga”, explica.

renata dias, enfermeira e instrutora do núcleo de educação permanente do samu (nep) foto ascom ipesaúde
Renata Dias, enfermeira e instrutora do Núcleo de Educação Permanente do Samu, ministrou o Curso de Capacitação sobre Urgências Clínicas

A diretora de Promoção à Saúde do Ipesaúde, Priscila Kitawara, destacou a importância da iniciativa ao revelar que a gestão está muito engajada na qualificação do quadro funcional da instituição e tem promovido diversos cursos de capacitação para as equipes técnicas. “Hoje, especificamente, essa capacitação está sendo feita na área de enfermagem, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Samu. É muito importante aprimorar o conhecimento da nossa equipe técnica e qualificar os nossos profissionais cada vez mais para atender melhor os beneficiários”, afirma.

foto ascom ipesaúde (7)
A diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, e a coordenadora do Centro de Endocrinologia destacaram a importância da capacitação – Fotos: Ascom Ipesaúde

A coordenadora do Centro de Endocrinologia e Diabetes, Kelly Bignardi, aprovou a ação. “A capacitação de urgências clínicas é de extrema importância para aperfeiçoar a prática profissional dos nossos colaboradores, visando garantir a segurança e o bem-estar dos nossos beneficiários diante de situações de crise”, diz.

luciene santos rocha, enfermeira ascom ipesaúde
Luciene Rocha: “A capacitação nos preparou para agir da forma correta em emergências dentro do ambiente de trabalho”

A enfermeira Luciene Santos Rocha revelou que o curso foi bem produtivo. “A capacitação nos preparou para agir da forma correta em emergências dentro do ambiente de trabalho, prestando os cuidados imediatos para evitar o agravamento do estado de saúde do paciente até a chegada da assistência médica profissional”, comenta.

andreia farias, enfermeira foto ascom ipesaúde
Andreia Farias: “Obtive conhecimentos sobre atendimento às vítimas, manutenção dos sinais vitais, avaliação primária e secundária, protocolos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), além de procedimentos em casos de choques”

Outra colaboradora que gostou e aprendeu muito com a capacitação foi a enfermeira Andreia Farias. “No curso de primeiros socorros, o profissional se especializa para dar o melhor atendimento ao paciente. Obtive conhecimentos sobre atendimento às vítimas, manutenção dos sinais vitais, avaliação primária e secundária, protocolos de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), além de procedimentos em casos de choques, fraturas, movimentação, transporte de emergência e manejo com desfibrilador”, relata.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *