Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde realiza ação educativa sobre uso consciente de telas para crianças do Centro de Terapias

Ipesaúde realiza ação educativa sobre uso consciente de telas para crianças do Centro de Terapias

Ação aconteceu em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju
ação sobre uso consciente de telas no centro de terapias do ipesaúde (1)

O Centro de Terapias Integradas do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) recebeu na manhã desta quinta-feira, 16, o Projeto Anjos Azuis, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), para apresentação da peça ‘Larga o celular e vem brincar!’, utilizando o recurso lúdico de teatro de fantoches. A ação teve como tema o uso consciente de telas e levou informação, diversão e aprendizado às crianças e famílias atendidas pela unidade.

O Centro de Terapias Integradas do Ipesaúde oferece atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes neurodivergentes, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), com faixa etária de até 13 anos e 11 meses. Com o objetivo de alertar os pequenos e responsáveis sobre os impactos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, a coordenação da unidade convidou o projeto para levar a mensagem de forma educativa e lúdica.

“A ação dos ‘Anjos Azuis’ foi muito importante para orientar as famílias sobre a utilização das telas. Nos dias atuais, o uso excessivo está trazendo alguns prejuízos para as crianças”, destaca a coordenadora do Centro de Terapias do Ipesaúde, Márcia Fonseca.

De acordo com ela, o convite feito ao projeto reflete o compromisso da instituição com a união de acolhimento, orientação e prevenção no cuidado com seus beneficiários. “Entramos em contato com o projeto e pedimos para se apresentar aqui para trazer um pouquinho desse tema tão importante para nossas crianças. É um momento de proporcionarmos um pouquinho de orientação de forma educativa”, frisa.

Além das crianças, os pais e responsáveis também participaram do momento, que trouxe reflexões sobre os hábitos digitais dentro de casa. “Gostei da ação porque é um incentivo para as crianças deixarem um pouco o celular de lado e interagir mais com brincadeiras de criança. Isso incentiva as crianças”, afirmou Angélica Araújo, mãe da beneficiária Lara.

Mãe do beneficiário Cauan Menezes, Rosana Menezes também disse avaliar a apresentação como uma ferramenta para estimular mudança de hábitos entre o público infantil. “Vi a palestra do teatro e foi muito bom, interessante, até mesmo para as crianças verem como é importante deixar um pouco o celular de lado e brincar, obedecer a mamãe quando a mamãe chamar. O teatro também mostrou a elas que, quando a mãe chamar para ir fazer as refeições, é para largar o telefone um pouco. Então, foi muito bom e divertido não só para as crianças, mas para nós pais também. Rimos bastante. Foi maravilhoso”, relatou Rosana Menezes.

O Projeto Anjos Azuis existe há 12 anos e atua com o teatro como ferramenta educativa, busca aproximar a Guarda Municipal das crianças, reforçando valores de convivência e cidadania, além de estimular a empatia, incentivar a brincadeira e ativar a psicomotricidade entre o público-alvo da ação.

“Nosso projeto trabalha com o universo infantil para aproximar as crianças da Guarda Municipal de uma forma lúdica, através de temas como bullying, inclusão social e, hoje, aqui no Centro, trabalhamos a peça ‘Largo Celular e Vem Brincar’ para falar sobre o cuidado com o excesso de tela das nossas crianças”, explicou o representante da GMA, Kauan Felizola.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *