Os jardins da sede do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) foram o cenário perfeito para a Feira da Agricultura Familiar itinerante, nesta quinta-feira, 11. A iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), que proporciona fonte de renda para agricultores, artesãos e pequenos empreendedores e dá visibilidade aos seus produtos, esteve na autarquia, movimentando a manhã de colaboradores e beneficiários. A Feira da Agricultura Familiar acontece semanalmente, percorrendo diferentes pontos da capital e do interior, aproximando os comerciantes dos consumidores.
Outras edições do evento já ocorreram no Ipesaúde, mas para a confeiteira Emanuelle Pinheiro foi a primeira vez no espaço. Ela explica como estas edições itinerantes dão a oportunidade de uma espécie de formalidade, pois ela consegue trabalhar periodicamente em diferentes localidades. “Para mim, tudo começou lá na Seasic. Visitei a feira e facilmente tive a oportunidade de fazer meu cadastro. Fiquei na fila de espera, fui convocada e, agora, estou sempre participando em lugares diferentes, levando a minha gastronomia. Trabalho com doces e confeitarias, são pudins, sobremesas, e agora no Natal introduzo o bolo natalino, o bolo de pote, o cliente procura bastante. Aqui [no Ipesaúde] é a nossa primeira vez, foi bem receptivo, as pessoas vêm, visitam, conhecem, compram, começam a seguir na rede social e, futuramente, vêm as novas encomendas”, relatou.

A colaboradora do Ipesaúde, Carla Souza, foi contagiada pela energia que a “feirinha”, como é carinhosamente chamada por todos, propaga em quem a frequenta. “Olha, estou amando. É a primeira vez que eu venho, já tiveram outras, mas como estou há pouco tempo colaborando com o Ipes, então é a primeira vez que eu venho. Estou amando, comidinha de qualidade, coisas maravilhosas, já comprei, já comi, já gastei”, contou.
Coordenadora da ação pela Secretaria de Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Vilma Mendes ressalta que a feira fortalece os empreendimentos e a produção local. “Agradecendo ao Ipes pelo acolhimento ao evento no qual o governo do Estado, por meio da Seasic, garante a geração de renda para famílias, valorização da agricultura familiar e inclusão produtiva. Estamos com diversos expositores, dos mais diversos segmentos, produtos frescos, artesanato, culinária, produtos naturais e fitoterápicos e já sentindo a participação ativa do público”, pontuou.

