Última atualização em 02/10/2020 às 14:43:53
No mês de conscientização sobre a necessidade e importância da prevenção ao suicídio, o Ipesaúde vem pautar o tema em apoio à campanha criada em 2015 no Brasil.
Apesar de sua relevância, o assunto ainda não é suficientemente considerado e debatido na sociedade, o que produz a errônea percepção de tratar-se de um problema isolado. Errônea porque, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo (OMS – Organização Mundial da Saúde).
Transtornos mentais como ansiedade e depressão, dentre outros, são apontados por especialistas como possíveis causas do suicídio, assim como a dependência química e iniquidades sociais.
Indivíduos e coletividades emitem constantemente sinais de alerta aos quais TODOS precisamos estar atentos: desânimo ou tristeza persistentes, desinteresse em atividades costumeiras, isolamento e alusões diretas ou indiretas à morte.
É preciso oferecer escuta e acolhimento a essas pessoas, além de indicar a busca de suporte profissional.
A pandemia de Covid-19 enseja ainda maior atenção ao campo da saúde mental como medida de reação à pandemia, por orientação da própria OMS.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza gratuitamente apoio emocional e prevenção ao suicídio a todos aqueles que sentirem necessidade – via telefone, e-mail e chat 24h.
O Ipesaúde realiza, através do SASM (Serviço de Atenção em Saúde Mental) – Rua de Campos, 177 Bairro São José, Bloco 3B, primeiro andar (Tel.: (79) 9 9191-3786) – atendimento clínico ambulatorial em Psicologia e Psiquiatria.


Excelente iniciativa do IPES, tamos que cuidarmos uns dos outros.