Alimentação saudável, exercícios físicos e rastreamento do risco do desenvolvimento do diabetes são iniciativas que podem prevenir a doença, e para as pessoas que já possuem, continuar o tratamento de forma correta e ter autonomia no processo é fundamental. Pensando nisso, a ação ‘Ponto de Cuidado’, promovida pelo Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), nesta quinta-feira, 21, no Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior, deu início a diversos serviços e palestras de educação em saúde, com o intuito de conscientizar e alertar os beneficiários.
O evento em alusão ao Dia Mundial do Diabetes marcou a programação da Semana Mundial do Diabetes e contou com diversas atividades, como aferição de sinais vitais e glicemia, exame do olho, avaliação da saúde do pé, realização do Findrisc – ferramenta que ajuda a prever o risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 em adultos –, além de orientações nutricionais e farmacológicas, e palestras educativas sobre o diabetes e suas complicações.
O Centro de Endocrinologia e Diabetes, referência no tratamento da enfermidade, tem se destacado pelo atendimento multiprofissional, que visa um cuidado integral aos pacientes. “Este Centro é um grande diferencial, pois proporciona uma visão integrada de assistência à saúde do paciente com abordagem multiprofissional, e está sempre promovendo a educação para um controle mais eficaz do diabetes” ressalta o presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro.

A coordenadora do Centro, Kelly Bignardi, chamou a atenção para a importância de se realizar os exames periódicos de rastreamento e continuar com o acompanhamento médico adequado. “Esta ação que iniciou a Semana Mundial do Diabetes foi um grande momento para os beneficiários tirarem dúvidas recorrentes, garantirem orientações de profissionais de saúde e fazerem seus exames necessários para controle e prevenção da doença”, afirma a coordenadora, e acrescenta ainda que, na oportunidade, muitos se sentiram estimulados a exercer o autocuidado em suas vidas.
Palestras e orientações para o cuidado integral
A programação do evento incluiu a palestra ‘A importância do tratamento medicamentoso para o diabetes’, ministrada pela farmacêutica Carolina Souza. A profissional destacou a importância da adesão à terapia farmacológica, explicando como o tratamento adequado pode evitar complicações. “É essencial que os pacientes compreendam a necessidade de tomar os medicamentos corretamente para um controle eficaz da doença”, disse Carolina, que também estimulou a autonomia dos pacientes no tratamento.
O nutricionista e educador em diabetes Adriano Cavalcante compartilhou conhecimentos na palestra ‘Mitos e Verdades sobre o Diabetes’. O especialista desmistificou muitos conceitos errôneos sobre a alimentação no diabetes, como a ideia de que algumas frutas devem ser evitadas. “É possível comer alimentos como banana e uva, desde que se tenha controle da quantidade. O importante é adequar a alimentação às necessidades do paciente e não excluir grupos alimentares”, afirmou. Adriano também ressaltou a importância da atividade física no controle glicêmico, destacando os cinco pilares do tratamento: atividade física, alimentação balanceada, monitoramento da glicemia, tratamento farmacológico e educação em saúde.




