A pandemia do novo coronavírus mudou a forma de organização do Ipesaúde, visto que o momento precisava de novas configurações para continuar atendendo com qualidade e assertividade as pessoas beneficiadas pelo mesmo. Com o Centro Odontológico Maria Viana Tavares de Bragança, unidade especializado do Ipesaúde, não foi diferente.
Quando a pandemia eclodiu no Estado, o Centro Odontológico passou a funcionar em caráter de urgência, e devido a alteração significativa no quantitativo de atendimentos de urgência num espaço de três meses ( de abril a julho), se comparado com o ano anterior (2019), o fluxo e as medidas de biossegurança adotadas pelo mesmo possibilitaram a regularização do serviço de forma a não comprometer a saúde dos pacientes e do profissional, foi objeto de estudo do artigo “CORONAVÍRUS e desafios para o atendimento odontológico”, publicado na revista “Research, Society and Development”.
O artigo foi publicado com objetivo de repassar informações a respeito da experiência vivenciada pelos gestores e profissionais do Centro, uma vez que, em meio a pandemia, continuou atendendo os pacientes de forma responsável sem comprometer a saúde de ambos envolvidos no processo.
“Nosso objetivo ao escrever o artigo foi tentar transmitir e repassar a nossa experiência, enquanto uma instituição em um espaço que oferta serviço de odontologia, no meio de um processo de pandemia, ainda mais se tratando de um vírus que deixava a situação odontológica mais vulnerável. Mas a gente mostrou que foi possível continuar dando uma assistência aos beneficiários do Ipesaúde, de uma forma responsável, com proteção para as partes, e com atitudes responsáveis e céleres, no que a gente faz”, explica Rosana Apolônio, odontóloga, coordenadora do Centro e uma das autoras do artigo.
O artigo traz a comparação do quantitativo dos atendimentos em 2019 e 2020, discorre sobre o que mudou nos protocolos de biossegurança adotados na unidade e sobre as problemáticas encontradas na execução dos atendimentos, uma vez que, trabalha diretamente com a saliva, que é o principal transmissor da Covid-19.
Segundo o artigo, quando comparados os períodos de abril a junho de 2019 e 2020, “houve uma redução nos números de atendimentos e procura pela urgência odontológica, 10557 e 2110 respectivamente. Mas, com a implantação dos Protocolos de Biossegurança e reorganização dos processos de trabalhos o atendimentos foram se regularizando”.( APOLÔNIO; ALMEIDA; MOTA; AMARAL, 2021)
A produção acadêmica foi construída a partir do estudo de 4000 pacientes atendidos no Centro Odontológico da autarquia, nos meses de abril a junho de 2020, assim como também 12.104 pacientes que foram atendidos em 2019 no Centro, incluindo qualquer faixa etária, sexo ou raça, ou etnia.
O artigo foi escrito por Rosana Apolônio Reis de Andrade, Alison Augusto Gois de Almeida, Isadora Maria Batista da Silva Mota e Regiane Cristina do Amaral, todos profissionais do próprio Centro Odontológico.
O funcionamento do Centro Odontológico do Ipesaúde, neste momento, tem variado seu atendimento de urgência de acordo com o decreto governamental, que determina horário para início do toque de recolher. Desse modo, a unidade está funcionando das 7h às 21h.


