Última atualização em 10/08/2020 às 09:25:22
O paciente curado da covid-19 pode apresentar algumas sequelas acarretando em limitações físicas, psíquicas ou cognitivas, que levam a desconforto muscular, respiratório, deficit de força e equilíbrio, dificuldades ao se alimentar e na fala. Baseado nisso, o Ipesaúde mantém um ambulatório com objetivo de tratar beneficiários nestas condições de saúde, como explica Mayana Mota, fisioterapeuta responsável pelo serviço.
“No ambulatório é realizado tratamento de fisioterapia motora e respiratória e também de fonoaudiologia para os pacientes que ficaram com sequelas. Eles passam por uma avaliação para ser direcionado às condutas específicas do seu quadro funcional, pois a doença afeta diversos sistemas do organismo, além do respiratório. Durante o tratamento são realizados exercícios próprios para reabilitação do paciente. O ambulatório também encaminha para acolhimento psicológico, de acordo com a necessidade de cada um, para uma melhor assistência global”, conta Mayana Mota.
A equipe é formada por fisioterapeutas especializados, além de profissionais de fonoaudiologia. Atua em todas as idades, de acordo com cada quadro funcional, e é uma ação imprescindível para a recuperação e concluindo mais uma etapa do atendimento ao beneficiário. Importante ressaltar que a própria equipe do Ipesaúde que realiza os encaminhamentos, caso seja necessário.
Tratamento
De acordo com a fisioterapeuta Mayana Mota, cada paciente recebe uma avaliação que determina o seu acolhimento. “É necessário analisar individualmente para poder saber quanto tempo em média será o tratamento. Esta doença é muito recente, nos traz diversos estudos e ainda não sabemos os prejuízos causados em longo prazo, por isso devemos ter cautela. Os pacientes são reavaliados a cada 10 sessões e de acordo com a necessidade direcionamos cada caso”, comenta.
Orientações
Ao final do tratamento, outras orientações são repassadas, para que os cuidados não sejam negligenciados neste momento, que ainda inspira atenção. Sobre isso, a fisioterapeuta Mayana Mota faz questão de reforçar algumas recomendações.
“Cuidem-se, se sair usem máscara, higienizem as mãos e objetos usados. A covid-19 é uma doença que infelizmente causa muitas complicações e pode levar à morte. O ambulatório pós –Covid-19 do Ipesaúde conta com uma equipe de profissionais capacitados para melhor atender o beneficiário até sua completa recuperação. Contem conosco nesta batalha”, enfatiza Mayana Mota.


estoe tentando renovar a carteira de minha filha e quando coloco meu cpf informa que não sou sou beneficiário. sou desde 2007.
Oá. Pode entrar em contato com o setor repsonsável no 3226-2749 e 3226-2850.
Não fala onde é, como faz para ter atendimento, como entrar em contato!
Olá. Esse é um fluxo referente a pacientes internados. logo, a unidade de internamento que entra em contato com o paciente ou orienta sobre a necessidade dessa assistência.
Olá! Estou com sequelas pós covid-19, tive complicações. Gostaria de marcar fisioterapia pós covid-19. Onde faz pelo Ipes e horário de funcionamento da fisioterapia
Bom dia. Pode entrar em contato no 3214-3702.
Sou beneficiário do IPES e preciso fazer 20 sessões de fisioterapia pois tive rompimento do músculo adutor da coxa, só que o centro de reabilitação foi desativado. Aonde posso fazer essa fisioterapia?
Olá! Pode entrar em contato no 99191-3793, para explicar a situação e ser orientado pelos responsáveis pela unidade.