Página Inicial > Notícias > Notícias > Centro de Endocrinologia do Ipesaúde reforça ações de prevenção e tratamento do diabetes

Centro de Endocrinologia do Ipesaúde reforça ações de prevenção e tratamento do diabetes

aparelho para medir glicemia

Nesta quinta-feira, 26, é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, uma doença crônica que afeta 13 milhões de pessoas no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, e exige atenção contínua para evitar complicações graves. Em Aracaju, o Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) se destaca pelo atendimento completo e multidisciplinar aos pacientes com a doença, promovendo ações preventivas e de monitoramento contínuo.

endocrinologista fernanda duarte
Fernanda Duarte

Endocrinologista do Ipesaúde, a médica Fernanda Duarte explica que o diabetes é uma condição causada pela elevação dos níveis de glicose no sangue. “Ela é diagnosticada quando temos duas glicemias de jejum maiores que 126 mg/dL ou uma hemoglobina glicada maior ou igual a 6,5%. Essa última mostra a média da glicemia dos últimos três meses, funcionando como um histórico do controle da doença”, afirma.

Segundo a médica, os tipos mais comuns são o diabetes tipo 1, de origem autoimune, e o tipo 2, relacionado ao estilo de vida. Ela ainda ressalta que muitos casos não apresentam sintomas evidentes, mas sinais como perda de peso inexplicada, sede excessiva e visão turva merecem atenção. “As complicações vão desde problemas renais e oculares até comprometimento dos nervos e risco de amputações”, alerta.

Programa Diabetes no Alvo

Para garantir um tratamento eficaz, o acompanhamento deve ser individualizado. “Além das consultas com o endocrinologista, é fundamental a presença de nutricionistas, enfermeiros e outros especialistas, formando uma equipe que trabalha em conjunto pelo controle da doença”, destacou Fernanda.

whatsapp image 2025 06 26 at 07.45.07
Enfermeira Evelyn Oliveira

Um exemplo desse trabalho integrado é o programa Diabetes no Alvo, que ocorre semanalmente no Centro do Ipesaúde. A enfermeira Evelyn Oliveira explica que o projeto realiza dois exames fundamentais: a retinografia, para rastrear a retinopatia diabética, e a avaliação dos pés, visando prevenir úlceras e amputações. “O objetivo é detectar precocemente possíveis lesões em órgãos-alvo do diabetes. Também oferecemos orientação nutricional individualizada”, esclarece. 

Outra atuação importante do programa do Ipes é a monitorização glicêmica. A enfermeira Carolina Morais enfatiza a relevância desse acompanhamento: “A consulta de enfermagem permite identificar variações glicêmicas ao longo do dia. Se detectamos um aumento após as refeições, isso pode indicar erro na alimentação ou na aplicação da insulina, o que nos permite agir rapidamente para ajustar o tratamento”, informa. 

whatsapp image 2025 06 26 at 07.45.08
Enfermeira Carolina Morais

Ações de cuidado

O também Ipesaúde promove eventos como o “Ponto de Cuidado”, com palestras, exames como fundoscopia e avaliação do pé diabético. E, para reforçar o acompanhamento, o programa Saúde na Praça do instituto leva o monitoramento glicêmico semanal para mais perto dos beneficiários. Além do mais, praticar atividade física, manter uma alimentação equilibrada e evitar álcool e tabaco são medidas simples que fazem a diferença na prevenção e controle do diabetes. 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *