Nessa quinta-feira (19), o Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, por meio do Grupo Apoiar, realizou confraternização alusiva ao Natal. O evento contou com a participação do Coral do Grupo Apoiar, que se apresentou pela primeira vez, e da equipe de Enfermagem e Assistência Social.
O Grupo Apoiar promove reuniões mensais e a programação varia entre palestras, ações educativas, orientações, hábitos saudáveis e de que maneira os pacientes podem conviver bem com o diabetes. Neste encontro, a equipe responsável pelo Grupo resolveu inovar.
“Hoje, a gente pensou em um momento diferenciado. Então, decidimos fazer uma confraternização que é um momento único e que acaba reunindo grande parte do grupo. Além da troca de presentes, pensamos no café da manhã coletivo e no coral, que hoje realizou sua primeira apresentação. Todos participaram, trouxeram comidas, alguns deram depoimentos, leram poemas. Foi um momento gratificante, tanto para gente, quanto para eles”, conta a assistente social, Noeli Santana.
O Coral do Grupo Apoiar foi criado por Maria Paulina de 85 anos, beneficiaria do Ipesaúde e membro do Grupo Apoiar há mais de um ano, com intuito de levar alegria aos pacientes do Centro, principalmente os diabéticos.
“Muitas vezes eu via muitos diabéticos tristes, carregavam a dor no rosto. Como já estudei música, tocava violão, cantava, mas precisei parar devido algumas cirurgias que passei, resolvi unir o útil ao agradável, dei a ideia a coordenadora do Centro e a Assistente Social e então reuni os que queriam fazer parte. Hoje nos apresentamos pela primeira vez e espero que possamos trazer alegria outras vezes”, conta Maria Paulina.
O Grupo já tem cerca de 60 beneficiários participantes e a cada ano os colaboradores responsáveis buscam inovar.
“Finalizamos 2019 com muitos participantes no Grupo Apoiar, hoje como novidade lançamos um coral do nosso Grupo e já estamos na expectativa da abertura de uma turma voltada à prática de atividade física, que deve ocorrer próximo ano. Tudo isso só é possível graças a nossa equipe e aos participantes do Grupo que são muito engajados, que amam e participam com muita alegria”, relata com muita satisfação Clea Dionísio, coordenadora do Centro de Endocrinologia e Diabetes.
O Centro
Até novembro de 2019 o Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Junior, realizou cerca de 157.830 atendimentos.
A Unidade oferece diversos serviços. Entre eles, Endocrinologia para pacientes adultos e pediátricos, Cardiologia, Serviço de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Educação em Saúde. Este último inclui, programas de educação em saúde e abordagem de enfermidades como o diabetes, hipertensão arterial e a obesidade.
Localizado na Pça. Almirante Tamandaré, 75, Bairro São José. Aracaju / SE, o Centro funciona de segunda a quinta, dás 6h30 às 19h e nas sextas-feiras, das 07h às 13h.

