Na manhã desta quinta-feira, 18, o Ipesaúde, por meio do Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Junior, realizou ação alusiva ao mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com o diabetes. A unidade realizou palestras para os beneficiários presentes no local, além de entrega de brindes. O evento contou com a presença da equipe multidisciplinar que atua na unidade.
O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Para intensificar as orientações sobre o tema, a equipe multidisciplinar da unidade apresentou algumas particularidades inerentes ao tratamento, como frisou a enfermeira Thais Dória.
“O Centro preparou palestras relacionadas ao tema, mudança no estilo de vida, orientações e cuidados com o pé diabético. Teremos uma sala pro exame do pé, ênfase na importância do tratameno e autocuidado. Cada paciente aqui é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que atua em conjunto para dar a melhor assistência possível”, disse Thais Dória.
Outro assunto abordado foi o uso de medicações. A farmacêutica Daiane Franco explicou como funciona a disponibilização de medicamentos, incentivo à adesão ao tratamento com horário e uso corretos e manter a alimentação adequada. Também lembrar da necessidade de apresentar o receituário médico, além do uso correto.
Diabetes
As alterações dos níveis de glicose na corrente sanguínea podem atingir diversos órgãos e ocasionar complicações como retinopatia diabética, amputação de membros e problemas renais. Para reforçar a extrema necessidade do controle da doença, a médica endocrinologista do Ipesaúde, Hérika Mesquita, explica a respeito. “O diabetes é uma doença que requer um controle, ou seja, depois que o paciente recebe esse diagnostico, temos que fazer um acompanhamento regular, que envolve mudança no estilo de vida, prática de atividade física, boa alimentação e acompanhamento com uma equipe multidisciplinar”, comenta.
Em relação ao diagnostico, a endocrinologista ressalta que pacientes podem recebê-los sem apresentar sintomas. “Isso pode ocorrer durante a visita ao médico para exames de rotina que, a partir disso, percebem alteração na glicemia. Então os especialistas podem encaminhá-los ao endocrinologista, para que a investigação prossiga e mais exames sejam solicitados, com objetivo de rastrear possíveis complicações e dar andamento ao tratamento, como ocorre aqui no Ipesaúde”, conta.
Serviço
O Centro de Endocrinologia e Diabetes é uma unidade voltada à promoção de hábitos saudáveis, programas de educação em saúde e abordagem de enfermidades como o diabetes, hipertensão arterial e a obesidade. Um dos mais modernos centros de atendimento ao paciente diabético, com uma estrutura que dispõe de consultórios, ambulatório de feridas do pé diabético e exame do pé em risco. O Centro possui serviços de Endocrinologia adulto e pediátrico; Clínica Médica; Serviço de Enfermagem; Nutrição; Educação em Saúde.
Para mais informações, os beneficiários podem entrar em contato com a unidade através do (79) 3211-2571 / 3211-1065 e o funcionamento da unidade ocorre de segunda a sexta, das 7h às 18h.

