Página Inicial > Notícias > Notícias > Centro de Reabilitação auxilia no tratamento dos chamados atletas de fim de semana

Centro de Reabilitação auxilia no tratamento dos chamados atletas de fim de semana

Última atualização em 03/09/2019 às 11:33:56

O policial militar Patrício Canuto, 32 anos, faz tratamento no Centro de Reabilitação há um mês. Lesionado há quatro anos enquanto fazia exercícios na corporação ele decidiu procurar a terapia com o intuito de voltar a fazer esportes. “Sempre pratiquei artes marciais e futebol aos finais de semana. Parei desde o acidente, mas agora quero voltar à ativa. Por isso procurei o Centro de Reabilitação do Ipesaúde”, disse.

As lesões dos chamados atletas de fim de semana fazem parte dos cuidados da unidade do Ipesaúde. Marcelo Augusto Ferreira Cruz, é profissional do Centro de Reabilitação e há dois anos e grande parte de seus atendimentos correspondem a pacientes com lesões pós-operatórias em joelhos e ligamentos. O tratamento varia de acordo com cada paciente. No geral os usuários do plano ficam de seis a oito meses frequentando o local para recuperação. “Nos primeiros trinta, quarenta dias a pessoa recém-operada precisa vir pra cá todos os dias, de segunda a sexta-feira. Depois desse período o paciente passa a vir pra cá de três a quatro vezes por semana”, explicou Marcelo. Entretanto o acompanhamento é mais extenso do que isso.

Além de o desportista amador ficar na fisioterapia do Centro, em sessões que variam entre uma hora e uma hora e vinte minutos, ele também precisa fazer exercícios em casa ao menos outras duas vezes por dia. De acordo com o fisioterapeuta “essa recomendação é importante para a evolução e recuperação total do paciente, prevenindo assim um retardo no tratamento”.

Com atletas amadores a terapia é realizada de duas maneiras: a primeira é feita com exercícios nos aparelhos da academia do Centro de Reabilitação – denominada de mecanoterapia – com o intuito de estimular a musculatura do paciente. Já a segunda etapa corresponde à parte da fisioterapia convencional, a chamada cinesioterapia. Nessa fase a parte motora e de equilíbrio é trabalhada no usuário do plano.

O professor do estado Murilo Aguiar de Souza, 34 anos, também é atleta de final de semana. Depois de fazer uma cirurgia no ligamento o docente procurou o Centro de Reabilitação para se recuperar e já está em tratamento há 120 dias. “Eu estou me sentindo muito bem, até com um nível de recuperação mais avançado do que deveria”, respondeu com entusiasmo o beneficiário.

O núcleo fisioterápico do Ipesaúde fica na Rua Dom José Thomaz, 339 Bairro São José.

Notícias relacionadas

(2) Comments

  1. clinica de reabilitação rj

    parabens pelo artigo, me ajudou muito

  2. Grupo Encontre Clínicas

    Olá gostei muito do seu artigo, conteúdo esclarecedor vou
    compartilhar, qualquer coisa estou a disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *