Última atualização em 03/09/2019 às 10:00:49
Mais que a modernização do prédio, houve um avanço no tipo de atendimento, principalmente no que se refere ao acolhimento. A ampliação do horário é uma antiga reivindicação dos usuários
O Centro de Odontologia Maria Tavares Viana, unidade do Ipesaude, registrou um número recorde: 20 mil atendimentos de setembro até agora, numa média de 5 mil atendimentos ao mês. O centro foi inaugurado em agosto de 2017, num investimento de quase um milhão de reais, quando o serviço foi transferido da sede instituto para a Praça da Bandeira, 373.
Entre as mudanças promovidas pelo centro de Odontologia que refletiram esse aumento dos números, está na ampliação do horário de atendimento. Antes os dentistas do Ipesaúde trabalhavam apenas durante o dia, agora, existe atendimento até as dez da noite, de segunda a sexta-feira. Nesse horário específico são os estudantes de odontologia da UFS que realizam os atendimentos sob a supervisão dos professores do departamento, através de um programa de Estágio firmado entre o governo do Estado e a Universidade, cuja a assinatura acontece no dia da inauguração do Centro de Odontologia, em agosto do ano passado.
”São sempre dois alunos por atendimento e um docente para supervisioná-los, mas os estudantes estão aptos a fazer todo e qualquer procedimento odontológico do mesmo jeito que um profissional de carreira, e com isso o turno da noite serve como uma possibilidade real de acolhimento ao beneficiário”., explicou a Coordenadora do Programa Rosana Apolônio Reis Andrade.
Rafael Pereira de Góis, de 23 anos, é um dos formandos que estagia no Centro de Odontologia. De acordo com o estudante a receptividade dos beneficiários tem sido bastante positiva. “Todos veem muito bem a iniciativa em ser atendido por nós”, explicou o estagiário.
Alisson Augusto Góis de Almeida é um dos professores responsáveis pela supervisão dos alunos. Para ele a parceria entre Ipesaúde e o curso de odontologia da UFS está dentro das expectativas. “Alguns usuários até já criaram vínculo com nossos estudantes para atendimentos futuros”, comentou o docente responsável por acompanhar os universitários nos dias de quinta-feira.

