A saúde do coração é de extrema importância para o funcionamento do corpo. Neste processo de cuidados com o sistema cardiovascular, a médica cardiologista do Ipesaúde, Carolina Calumby, fala sobre os cuidados com o coração.
“O cuidado deve ser contínuo. Adotar uma rotina com dieta balanceada, evitar excessos de alimentos ricos em açúcares ou gorduras, evitar o sal, ou seja, devemos buscar ter em mente o equilíbrio. Ainda como cuidados diários, encorajo a prática de exercícios físicos regulares e evitar o tabagismo”, comenta Carolina Calumby.
Hoje, 14 de agosto, comemora-se o Dia do Cardiologista e é preciso reforçar o alerta para alguns sinais a respeito de possíveis doenças que afetam o coração. De acordo com a cardiologista Carolina Calumby, quando o assunto é doença cardíaca é necessário observar o quadro geral do paciente e o surgimento de alguns sintomas.
“Os mais corriqueiros, como fadiga aliado à falta de ar podem ser um alerta que há algo errado com o coração. Além desses, a sudorese fria, edemas nos membros inferiores e desmaios também despertam atenção. Existem diversos sintomas de anomalias cardíacas, por isso se torna tão importante o acompanhamento com o cardiologista”, disse Carolina Calumby.
Além disso, algumas doenças preexistentes podem interferir, ou até mesmo alterar o funcionamento cardíaco, a exemplo do diabetes, disfunção da glândula de tireóide, ou até dislipidemia, que consiste em casos de colesterol elevado. Fatores hereditários também podem contribuir para o surgimento dos problemas cardíacos, como no exemplo citado pela cardiologista Carolina Calumby. “O jogador Serginho, do time de futebol São Caetano, era portador de cardiopatia hipertrófica, uma doença hereditária que causa o crescimento do músculo cardíaco. Ademais, posso citar doença arterial coronariana, aneurisma de aorta e hipertensão que também são condições hereditárias e afetam diretamente o funcionamento cardíaco”, conta.
Covid-19
As complicações causadas pelo novo coronavírus ainda são objetos de estudos de muitos especialistas e órgãos ligados à saúde. Muitas sequelas podem afetar o paciente curado da doença e o coração pode fazer parte disso, de acordo com Carolina Calumby, o assunto ainda gera discussões e tem sido constantemente avaliado pelos médicos.
“Existe um estudo que avaliou 138 pacientes internados por covid-19 e 16,7% desenvolveram arritmia e 7,2% apresentaram lesão cardíaca aguda. Como se trata de uma doença recente, muitos estudos ainda serão desenvolvidos a partir da observação mais profunda sobre o tema. Todavia, temos dados recentes que descrevem que o vírus pode afetar o sistema cardiovascular com manifestações diversas como injuria miocárdica, insuficiência cardíaca, arritmias e miocardites”, argumenta a cardiologista Carolina Calumby, que discorre ainda sobre outros estudos que estão sendo desenvolvidos no mundo.
“Os cardiologistas do Hospital San Raffaele, em Milão, Itália, hospital de referência para complicações cardiovasculares da covid-19, coletaram enzimas (BNP, troponina, CK-MB) de todos os pacientes para detectar a prevalência de acometimento cardíaco. Destes, dos 82 pacientes internados, sendo 19 pacientes em UTI, apenas uma paciente de 43 anos foi admitida por dor torácica com alteração do segmento ST e foi diagnosticada com pneumonia, porém com angiocoronariografia normal”, explica Carolina Calumby.
Hábitos saudáveis e uma vida equilibrada corrobora para o bom funiconamento do organismo de maneira geral. A prevenção é sempre a melhor opção e reforçamos que busquem a ajuda por profissionais capacitados. O Ipesaúde possui uma rede de clínicas credenciadas e profissionais desta e de diversas áreas para garantir a assistência dos beneficiários. Consultas são marcadas diretamente nas clínicas e para atendimento nos consultórios da sede da autarquia basta ligar para 3226-2773,3226-2774 e 3226-2826, das 7h às 16h.


Como professora de educação física ajudei diversas pessoas portadoras de doenças cardio respiratórias e apesar dos cuidados que são preciso ter e o medo da pratica de exercícios, todos sempre relataram diversos benefícios com resultados dos exercícios físicos.