Página Inicial > Notícias > Notícias > Equipe de enfermagem do Ipesaúde participa de capacitação sobre vacina BCG

Equipe de enfermagem do Ipesaúde participa de capacitação sobre vacina BCG

Última atualização em 03/09/2019 às 11:13:30

Durante esta semana, de 19 a 23, enfermeiras que integram a equipe do Ipesaúde participaram de curso de capacitação para administração da vacina BCG. A iniciativa, que ocorreu na Maternidade Santa Izabel, faz parte do “Projeto Corujinha”, da Secretaria Municipal de Saúde e tem o objetivo de orientar profissionais sobre o manuseio e aplicação da vacina nos recém-nascidos.

O curso, que ocorreu em duas etapas, teve início no dia 7 de novembro com noções teóricas sobre o tema. Com essa fase prática, o Ipesaúde passa a ter mais duas profissionais capacitadas para aplicar a vacina, na Sala de Vacinação do instituto. A coordenadora de enfermagem, Joyce Andrade, participou da ação e ressaltou a importância do treinamento.

“Tivemos a ideia de procurar o projeto para aumentar o quadro de profissionais gabaritadas para aplicações nos bebês. A vacina BCG precisa ter um manuseio correto e esse curso ajudou às enfermeiras nisso. Além disso, acredito que conhecimento nunca é demais e, principalmente, vai ajudar no maior acolhimento ao beneficiário e público em geral”, ressaltou Joyce Andrade.

A Vacina

A BCG é a vacina contra TUBERCULOSE (uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch. A tuberculose ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).

A vacina é aplicada via intradérmica (essa via de aplicação é usada em pequenos volumes, superficial a pele, com uma agulha bem fina).

Pessoas com qualquer idade podem ser vacinadas. A aplicação dessa vacina é obrigatória para todas as crianças. Indicada acima de 2kg. Sua aplicação é realizada logo após o nascimento, se caso e isso não for possível, deve ser ministrada após no máximo o primeiro mês de vida.

Além da coordenadora, a técnica de enfermagem Marinilda Paixão participou do curso. A Sala de Vacinação do Ipesaúde está localizada na sede da Rua Campos,177, e é aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Notícias relacionadas

(1) Comment

  1. Hermes Dagoberto

    Olá, como vai ?
    vimos sua puplicação e achamos que poderia ser pertinente
    colocar em nosso site:
    para conferir clique ou copie o link abaixo:
    http://planosdesaudehdm.com.br
    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *