Na manhã desta segunda-feira (9), as turmas do 7º e 9º período de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau) iniciaram estágio supervisionado no Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco. A iniciativa é uma parceria entre a Autarquia e a faculdade, esta já é a terceira turma a fazer parte.
Na ocasião, a coordenadora da Unidade, Marcia Fonseca, contou acerca da contribuição que a presença dos estagiários trará para Unidade. “Essa parceria ajudará muito no crescimento do Centro, tanto no quesito de incrementos de novas técnicas, quanto na ampliação do serviço. Além disso, os alunos terão um amplo espaço de aprendizado, desde o atendimento dos diversos pacientes que chegam até nós, até a interação e troca de informações com os mais de 20 profissionais que fazem parte do nosso leque de especialidades”, disse.
Os alunos estão atuando na área de Ortopedia e Neurologia e contam com a supervisão de dois preceptores, Antônio Pereira Neto e Vanessa Alves Ferreira Santos, ambos fisioterapeutas, que explicaram como funciona o atendimento em consonância com uma melhor estratégia de conduta. “O atendimento funciona por rodízios com 5 a 6 alunos, eles chegam aqui as 7:30h, tem orientações e as 8h iniciam os atendimentos que duram 50 minutos por pessoa, a tarde o atendimento se dá das 13h às 17h, pois é um estágio de 4h”, conta Antônio Pereira.
O Ipesaúde oferece uma vasta área equipada para o tratamento de seus beneficiários, o que foi um dos pré-requisitos para que a Unidade tenha sido escolhida para firmar essa parceria. “A qualidade do atendimento aqui na unidade é muito boa, há um amplo quadro de funcionários, um espaço vasto, com diversos materiais para trabalhar o que nos ajuda a dar uma assistência mais completa ao paciente, e isso é importante para o aprendizado dos alunos”, explica Vanessa Alves.
O preceptor Antônio Pereira acrescenta ainda que há uma demanda de pacientes com patologias diferenciadas. “É muito importante para o aprendizado do aluno, uma vez que tudo isso ele presenciará na sua rotina, além da organização do setor que também é primordial. Outro pré-requisito foi a multidisciplinaridade no tratamento dos pacientes, ou seja, além da fisioterapia aqui também tem a psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e assistência social, trabalhando em conjunto”, finaliza.
O estágio permite que o discente saia da faculdade com um pouco do empírico da sua área, por isso a importância, segundo Cintia Moreira Souza, aluna do 7º período de fisioterapia. “O estágio nos permite sair da faculdade sabendo tratar os pacientes com precisão, tendo a certeza do que está fazendo, é uma base sólida que nos permite aproximar a teoria da prática”, relata.
Serviço
O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco fica localizado na rua D. José Thomaz 331, São José. Tel.: (79) 3214-3702. A unidade oferece tratamentos fisioterapêuticos, que contribuem para o condicionamento físico e fase final de reabilitação do paciente. Eles atuam no tratamento ortopédico, neurológico, reabilitação do trato urinário, RPG e condicionamento físico para reabilitação de pacientes adultos e pediátricos. Fazem parte do serviço as especialidades de Fisioterapia; Fonoaudiologia; Terapia Ocupacional; Educação Física; Neuropediatria; Psicologia e Acupuntura. As marcações são realizadas na própria unidade, mediante encaminhamento médico.

