Página Inicial > Notícias > Notícias > Fisioterapeuta do Ipesaúde dá sugestões de como evitar dores nas costas durante Home Office

Fisioterapeuta do Ipesaúde dá sugestões de como evitar dores nas costas durante Home Office

Última atualização em 27/07/2022 às 12:24:23

O Home Office tem feito parte da rotina de várias pessoas que, devido a pandemia, tiveram que adequar a sua casa a um ambiente de trabalho. Mas, enquanto um problema tinha sido resolvido, vários outros surgiram em decorrência da nova rotina, um deles foram as dores nas costas.

Para abrandar e até evitar esse problema tão comum o fisioterapeuta especializado em Osteopatia e Coluna Vertebral do Centro de Reabilitação do Ipesaúde, Wagner Lobão, dá algumas dicas importantes:

“Primeiramente, devemos observar a ergonomia (posicionamento do material de trabalho para o Home Office) analisando se o posicionamento causa tensões musculares na região cervical e lombar. Assim como, dentro de uma hora de trabalho fazer pausas, de 10 a 15 minutos, para descanso ou movimentar- se. Não esquecendo de manter o quadril, joelhos e pés alinhados a 90 graus para evitar compensações na coluna lombar e dores. E por fim manter-se sempre ativo (caminhadas por 3x sem ajuda muito)”, aconselha.

Mesmo antes da rotina do Home Office algumas pessoas já sentiam desconfortos nas costas devido a circunstâncias diversas, para elas ficou ainda mais difícil a incidência das dores. De acordo com estudo realizado pela fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com as Universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal de Minas Gerais (UFMG), cerca de 54% dos entrevistados que possuíam dores crônicas na coluna obtiveram piora com a nova rotina de trabalho.

Pessoas com histórico de dores nas costas devem “evitar manter posturas sustentadas, ou seja, ficar muito tempo sentado; movimentos bruscos de flexão e extensão do tronco e procurar um acompanhamento com fisioterapeuta”, orienta Wagner Lobão.

Além disso, “se a pessoa não tiver um fortalecimento adequado da musculatura, ela começa ter lesão na estrutura da coluna ou do joelho, mas geralmente a coluna sofre muito mais”, afirma o fisioterapeuta, Wagner Lobão.

Rotina de exercício

Para melhorar e evitares essas dores, “pode iniciar com alongamento dos músculos cervicais:

1- Puxando a cabeça para lado contrário do qual será alongando;
2- colocando as duas mãos no tórax e levar o queixo em direção ao teto

Após isso, pode iniciar o alongamento da lombar e quadril:

1- Sente-se,
2- Coloque o calcanhar no joelho contrário e
3- Após feita essa posição, tente tocar o chão com as mãos

Para região lombar também pode ser feito na posição sentada realizando uma inclinação lateral do tronco. Lembrando que todos os alongamentos referidos acima devem ser mantidos por 1 min contínuo ou 3 repetições de 2 segundos”, sugere Wagner Lobão, fisioterapeuta do Centro de Reabilitação do Ipesaúde.

Serviço

O Centro de Reabilitação Maria Virginia Leite Franco fica localizado na Rua D. José Thomaz, 331, São José, funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, mediante agendamento prévio por meio do 3211-1727.

Fisioterapeuta especializado em Osteopatia e Coluna Vertebral, Wagner Lobão

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *