O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou na manhã desta segunda-feira, 4, o lançamento do Programa ‘Ipesaúde Você’. A iniciativa tem como base três eixos – Humanizar, Assistir e Aproximar – e é mais uma ação de educação, prevenção e promoção em saúde realizada pelo Instituto, que visa orientar os beneficiários com palestras, dinâmicas e monitoramento.
A abertura do evento de lançamento foi feita pela diretora de Promoção à Saúde, Priscila Kitawara, que na oportunidade representou o presidente do Instituto, Cláudio Mitidieri. A apresentação do Programa foi realizada pela assessora da Dirpros, Roberta Barbosa.
A endocrinologista Karla Rezende, que está à frente do desenvolvimento das ações do pilar Assistir, no Centro de Endocrinologia e Diabetes, falou sobre as iniciativas que serão implementadas na unidade. Em seguida, pronunciaram-se o diretor de Assistência à Saúde, Sylvio Cardoso, que coordena as ações desse eixo; a diretora de Controle e Cadastramento com os Beneficiários (Dircab), Nataly Góis, responsável pelo pilar Humanizar; e a diretora Administrativa Financeira, Ana Paula Guimarães, que também discorreu sobre a importância do ‘Ipesaúde Você’.
Cada um dos eixos está ligado e será desenvolvido pelas três Diretorias do Ipesaúde: Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros), Diretoria de Controle e Cadastramento com os Beneficiários (Dircab) e Diretoria de Assistência à Saúde (Diras). É importante salientar que cada eixo trabalhará uma vertente diferente de educação e saúde. O eixo Humanizar, por exemplo, objetiva acolher os pacientes oncológicos nas suas dúvidas, orientar e dar apoio multidisciplinar, por meio de palestras, dinâmicas de grupo e/ou individuais, facilitando sobremaneira a vida do beneficiário da autarquia que está vivenciando um problema de saúde e que requer muitos cuidados e atenção no período do tratamento.
Nesse sentido, será aberto um canal exclusivo para o atendimento aos pacientes oncológicos na sede da autarquia, agilizando perícias, liberação de guias, marcações de consultas e exames tanto na rede própria como nas unidades credenciadas do Ipesaúde.
Sala de Acolhimento
De acordo com a diretora da Dircab, Nataly Góis, será dada prioridade nas marcações de consultas, exames e tratamentos necessários para os pacientes oncológicos, conforme a tabela do Ipesaúde. “Iremos estreitar esse caminho de cuidados”, garantiu.
Segundo a diretora, no próximo dia 14 deste mês, às 9 horas, na sede do Ipesaúde, acontecerá a primeira reunião com a participação das beneficiárias oncológicas. Ela explica que, em novembro, haverá outro momento específico para os beneficiários oncológicos, e, em dezembro, uma reunião que contará com a participação dos dois grupos.
Neste primeiro encontro será realizada uma Roda de Conversa onde serão divulgados todos os serviços que vão ser disponibilizados nesta ação permanente. “Os encontros ocorrerão mensalmente, com a realização de terapias, palestras e oficinas, objetivando fazer com que o beneficiário tire as dúvidas e estreite o relacionamento com a autarquia”, adiantou.
A diretora disse ainda que, na sede do Ipesaúde, foi criada uma Sala de Acolhimento, para que esses beneficiários possam ser atendidos presencialmente. O funcionamento ocorrerá de segunda a sexta-feira e, no local, o usuário poderá relatar as suas dificuldades à equipe de assistentes sociais da autarquia, que buscará as soluções viáveis para atendê-lo.
Segundo Nataly Góis, atualmente o Ipesaúde conta com 943 pacientes oncológicos. “Esses pacientes receberão o acolhimento não somente na rede interna do Ipesaúde, como também nas clínicas credenciadas, que são nossos parceiros neste Programa”, afirmou.
Assistir
O diretor da Diras, Sylvio Cardoso, ressalta que o Programa ‘Ipesaúde Você’ tem a proposta de dar um acolhimento maior e mostrar ao usuário o quanto o Instituto está perto dele. “Quando a gente traz o usuário para dentro da nossa casa, tem a obrigação de tratá-lo da melhor forma possível. Aqui o beneficiário terá assistência nas diversas especialidades e sairá daqui com os seus exames agendados, com as autorizações solicitadas para as suas cirurgias, sendo informado de como está o andamento dessas autorizações. Vamos deixá-lo assistido e sabendo como o Ipesaúde está cuidando dele”, revelou.
Sylvio Cardoso acrescentou ainda que antigamente o Instituto era somente o financiador. “Vinha a solicitação do prestador para cá e a gente só pagava a conta, mas agora a gente não quer mais isso, queremos cuidar do beneficiário. Vamos pagar a conta sim, mas vamos cuidar do nosso beneficiário. Ele vindo para cá, temos a obrigação de acolhê-lo nos diversos setores da autarquia”, considerou.
Segundo o diretor, no eixo da assistência, o Ipesaúde está trazendo para o ambulatório da rede própria as diversas especialidades. “Isso está sendo feito para que aqui o paciente seja avaliado pelo médico e, se houver a necessidade de algum especialista, daqui mesmo ele já saia com a sua consulta agendada, o mesmo acontecendo com a terapêutica cirúrgica. A ideia é que ele venha para cá e tenha a melhor assistência possível”, enfatizou.
‘Ipes Leve‘
De acordo com a endocrinologista Karla Rezende, o Programa ‘Ipesaúde Você’ proporciona a melhoria do fluxo operacional. “O Programa agrega o paciente à unidade de saúde do próprio Instituto, e a autarquia assume e puxa para si a responsabilidade do cuidado e diminui a descentralização. Isso melhora a sensação de acolhimento do paciente e auxilia na resolutividade das demandas de saúde dele, e, consequentemente, melhora a qualidade de saúde do usuário”, ressaltou.
Segundo ela, o Centro de Endocrinologia e Diabetes já vinha seguindo um modelo de centralização há algum tempo, e agora foram criados quatro grandes pilares: combate à obesidade, com o ‘Ipes Leve’; combate à diabetes e os seus desfechos, na questão do Ponto de Cuidado; combate às doenças da tireoide; e melhor controle dos pacientes com a endocrinologia pediátrica.
O ‘Ipes Leve’ ressurge com um novo formato, incluindo o monitoramento digital por aplicativo. A iniciativa tem o acompanhamento feito pela equipe da endocrinologista Karla Rezende. Vale ressaltar que a iniciativa tem a proposta de enfrentar o problema da obesidade, que atinge o mundo de forma pandêmica. É um programa que visa conciliar educação, com cuidados médicos e nutricionais, para pacientes que passaram por uma triagem prévia no Centro.
Já o Ponto de Cuidado visa prestar assistência aos pacientes diabéticos, que farão os exames referentes aos órgãos em que a diabetes causa alguma lesão, chamados de órgãos-alvo. No Centro, também serão reestruturados de formas específicas os ambulatórios: Pé Diabético, Diabetes Gestacional, Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2 , Câncer de Tireoide, Nódulo de Tireoide, Doenças Osteometabólicas, Obesidade Adulto e Infantil e Endocrinopediatria. Além disso, também serão realizadas capacitações com todo o corpo de colaboradores do Centro.
Aproximar
De acordo com a diretora da Dirpros, Priscila Kitawara, o eixo Aproximar parte de uma ideia maior de realização, que requer uma aproximação tanto do público interno, que envolve a todos que fazem o Ipesaúde, bem como de tornar-se mais presente junto ao beneficiário. “Em vez de esperar o beneficiário chegar até nós, estamos indo até ele, estamos fazendo isso de diversas formas e, entre elas, por meio do Programa ‘Ipes até Você’”, pontuou.
“Por meio do ‘Ipes até Você’, estamos indo às secretarias e órgãos do Estado existentes na capital para levar algumas linhas de cuidado, a exemplo de orientações nutricionais, consultas de enfermagem, atualização da vacina, marcação de consultas e informações sobre o Cadastro. Na primeira edição do programa, atendemos mais de três mil pessoas em Aracaju, e teremos uma segunda edição contemplando outros órgãos da capital. Iremos estender a ação para as unidades do interior do estado, localizadas em Estância, Lagarto, Simão Dias, Propriá, Itabaiana e Nossa Senhora das Dores. A primeira edição, inclusive, será iniciada agora em setembro, em Nossa Senhora das Dores”, anunciou.
Priscila Kitawara finalizou informando que todos os diretores, coordenadores e colaboradores do Ipesaúde estão unidos para acolher, humanizar e dar a melhor assistência aos beneficiários. “Queremos fazer um diferencial na vida dos nossos beneficiários”, afirmou.