Um momento de muita informação e orientações sobre a alimentação saudável pôde ser aproveitado pelos pacientes dos Centros de Endocrinologia e Diabetes, Reabilitação e de Odontologia do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). A ação em alusão ao Dia do Nutricionista, comemorado nesta quinta-feira, 31 de agosto, contou com a participação de dois palestrantes, os nutricionistas Noel Andrade e Maria Gabriela.
A iniciativa desenvolvida de maneira integrada entre os três Centros do Ipesaúde trouxe como temática os 10 passos para uma alimentação saudável. De acordo com o nutricionista Noel Andrade, o intuito das palestras foi mostrar como as pessoas devem fazer para melhorar a saúde. Segundo ele, uma das maneiras é levar em consideração a variedade em relação aos grupos alimentares, inserindo, por exemplo, as raízes no café da manhã. É importante conscientizar as pessoas de que o primeiro passo que a gente dá na vida em busca de uma saúde melhor é através da alimentação”, salientou.
Além da variedade, ele também destacou as escolhas dos alimentos a serem consumidos, já que a região em que vivemos é rica e tem diversos tipos de frutas, verduras, legumes e raízes que podem ser consumidos. Outra informação importante foi quanto a ingesta hídrica, levando em consideração a quantidade correta de água a ser consumida, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Noel ressaltou a questão do sono e chamou a atenção para a necessidade do planejamento da alimentação, principalmente para as pessoas que têm um dia a dia corrido, que trabalham, estudam e cuidam da casa e dos filhos.
Ele disse ainda que o paciente deve fazer uma lista do que vai comprar e incluir os alimentos “in natura”, para que não seja tentado a adquirir alimentos industrializados. “Faça essa lista com a inclusão dos produtos naturais para evitar os ultraprocessados”, afirmou.
Informação

A nutricionista Maria Gabriela revelou que a palestra realmente atendeu as expectativas e que o público participou ativamente do evento. “Foi superimportante apresentar esses 10 passos para uma alimentação saudável, passar essa abordagem e interagir com os pacientes”, disse.
Na sua exposição, ela falou sobre o fracionamento da alimentação, as ingestas de gorduras boas e saudáveis, abordou a questão dos alimentos lácteos e de baixo teor de índice glicêmico e enfocou a importância da hidratação.
A informação é uma base relevante para as pessoas de todas idades. “Muita gente não sabe, por exemplo, que tem que incluir no café da manhã algum alimento para a glicemia não baixar totalmente. Têm pessoas que pensam que é só consumir o pão com manteiga, cuscuz e os alimentos que já fazem parte da sua rotina e estarão bem alimentados, e não é bem assim. Além disso, quando elas recebem uma proposta de mudança não aceitam facilmente. Mas dar início a mudança de hábitos é fundamental”, disse a nutricionista.
Interação

Durante a realização do evento, o público participante interagiu bastante com os palestrantes. A paciente do Centro de Endocrinologia e Diabetes, Neuma Moura, disse que a achou a palestra muito interessante, porque abordou a alimentação saudável e esclareceu algumas dúvidas. “A gente quer comer de forma certa e muitas vezes acaba se alimentando de forma errada, dependendo do alimento que escolhemos e a quantidade. Eu mesma estou melhorando aos poucos, não cheguei ao ponto que quero, mas preciso ter uma vida saudável para que possa envelhecer muito bem”, ressaltou. Neuma está com sobrepeso e colesterol alto. “Não sou diabética, mas tenho que ter cuidado e me prevenir”.

Egnélia Souza dos Santos foi atendida pela primeira vez no Centro. Ela buscou o nutricionista por ser hipertensa. “Gostei muito da palestra, apesar de que tudo o que ele falou eu já faço. Tenho uma alimentação bem saudável, mas um reforço é sempre bom”, disse. Durante a palestra a beneficiária apresentou a foto de um prato colorido, com legumes, verduras e proteínas, que foi aprovado pelo nutricionista Noel Andrade. “Eu me alimento com brócolis, tomate, cenoura, abobrinha, chuchu, batatinha, arroz integral e peixe cozido com grão de bico. Faço o cozimento de todos os alimentos no vapor, além de usar o azeite extra virgem e o vinagre de maçã”, ressaltou.
O beneficiário Stefano Emanuel Cavalcante Santos disse que a ação sobre nutrição realizada no Centro Odontológico foi muito importante. “A gente nunca tem a noção completa de como se alimentar, sempre tem dúvidas, come errado, e as informações são muito importantes. Iniciativas sobre a importância da alimentação, do exercício físico, deveriam ser realizadas mais vezes e com maior frequência”, avaliou.

Stefano disse que aproveitou muitas das informações, principalmente sobre o consumo de carboidratos. “Estava cortando o açúcar, comendo bem, mas tinha certas coisas que não estava fazendo e peguei as informações aqui e agora, a exemplo do consumo do carboidrato e do cuscuz pela manhã, que gera açúcar e eu já estou pré-diabético. Para mim essa foi uma iniciativa de suma importância”, parabenizou.
Público interagiu bastante durante a palestra