Última atualização em 06/09/2019 às 11:52:29
Durante a tarde da última segunda- feira, 16, o Ipesaúde, através do Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, realizou o ‘I Encontro de Mães e Pais de Crianças com Autismo’. O objetivo da ação partiu da necessidade de compartilhar as vivências, tirar dúvidas e promover a interação entre os pais, crianças e profissionais da área.
O evento foi iniciado com uma roda de conversa, na qual cada família teve a oportunidade conhecer de perto a realidade uns dos outros, além de expor para os presentes o quanto é importante o trabalho realizado com as crianças e até adultos que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A neuropediatra Ana Gabriela Prado também participou do encontro.
Para a coordenadora do Centro, Márcia Fonseca, o acolhimento deve ser uma união entre as famílias e os profissionais que prestam assistência. “Aqui nós temos terapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos entre outros que realizam um trabalho eficiente com os beneficiários. Entender as abordagens que envolvem o autismo é algo de extrema relevância”, disse.
Foi promovida também uma dinâmica em grupo, que possibilitou a todos uma aproximação à características inerentes ao universo do outro. Os participantes realizaram algumas tarefas com os olhos vendados, por exemplo, para despertar o aspecto sensorial e compreensivo das particularidades e fazer um alerta sobre o preconceito que ainda existe e é um fator que limita em todos os âmbitos.
TEA
De acordo com o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), se apresenta de diferentes maneiras e as mais comuns são maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.
O grau de gravidade varia desde pessoas que apresentam um quadro leve e com total independência e discretas dificuldades de adaptação (por exemplo, autistas de alto funcionamento, síndrome de Asperger) até aquelas que serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a vida.
Centro de Reabilitação
O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco fica na Rua Dom José Thomaz, 339 Bairro São José. Tel. 3214-3702. A unidade conta com profissionais em diversas especialidades da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Neuropediatria, Psicologia e Acupuntura. Os profissionais atuam no tratamento ortopédico, neurológico, reabilitação do trato urinário, RPG e condicionamento físico para reabilitação de pacientes adultos e pediátricos.






Muito bom artigo, obrigado por postar. Inclusive voltarei
mais vezes ao seu site. 🙂