O Programa ‘Ipes até Você’ foi realizado nesta terça-feira, 25, e beneficiou os servidores da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Durante a ação, foram disponibilizados os serviços de vacinação, aferição de glicemia, de pressão arterial e Índice de Massa Corpórea (IMC), além disso, foi feita a marcação de consulta e foram fornecidas informações sobre nutrição e em relação ao cadastro.
De acordo com a assessora da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros), Roberta Barbosa, o balanço da ação revelou uma grande procura dos servidores e colaboradores dos dois órgãos em relação à Nutrição. “Foram realizados atendimentos a 97 pacientes da Codise e Sedetec. Desses, que aferiram o Índice de Massa Corpórea (IMC), 29 apresentaram sobrepeso; 23 obesidade grau I; cinco obesidade grau II e dois obesidade grau III. Além disso, 18 pacientes estavam com peso saudável e 20 não quiseram realizar o IMC”, pontuou.

Roberta Barbosa salientou ainda que foram realizadas orientações relativas a uma alimentação saudável, à prática de atividade física e à melhoria na ingestão de água. “Percebemos que os beneficiários estavam bastante atentos às medidas de glicemia e pressão arterial e às orientações do nutricionista”, disse.
A assessora da Dirpros disse ainda que foram vacinadas 82 pessoas e houve uma grande procura para tirar dúvidas sobre o novo Projeto de Lei.
Incentivo ao cuidado com a saúde
O ‘Ipes até Você’ contou com uma boa adesão dos servidores da Codise e Sedetec. Segundo a auxiliar administrativa da Codise, Tatiane Souza Mendes, o programa é muito importante porque incentiva a pessoa a vir se vacinar e a manter as vacinas em dias. “É uma ação muito bacana”, salientou.
O economista da Codise, Paulo Roberto Barroso de Oliveira, também elogiou a iniciativa do Ipesaúde em levar a ação até a Companhia. “O ‘Ipes até Você’ é uma ação louvável e muito importante. É uma iniciativa para ajudar até aqueles que não se cuidam, e que mesmo tendo plano, não procuram zelar pela sua saúde”, ressaltou.
O assistente administrativo da Codise, Edmilson Gonçalves de Oliveira, disse que os servidores muitas vezes se esquecem de tomar cuidado com a saúde, de tomar as vacinas. “Eu acho importante o Ipesaúde trazer estes serviços até a gente como forma de nos conscientizar sobre como devemos ter atenção com a nossa saúde”, pontuou.