Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde apresenta regulação de pacientes assistidos pelo Serviço de Pronto Atendimento

Ipesaúde apresenta regulação de pacientes assistidos pelo Serviço de Pronto Atendimento

Última atualização em 29/05/2020 às 10:04:00

O Ipesaúde, através do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) oferece assistência para todos os beneficiários, com atendimento de urgência e emergência 24, estão disponíveis salas de Ortopedia, pequenas cirurgias e estabilização; Enfermarias; Sala de Observação; Ala Pediátrica e Ouvidoria disponível para acolher reclamações e sugestões.

Localizada na avenida Desembargado Maynard, bairro Cirurgia, em Aracaju, a unidade esclarece como funciona o protocolo de regulação dos pacientes.

O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde atende uma demanda mensal de aproximadamente 6.000 pacientes com uma taxa de internação em torno de 300 internamentos. Possuímos uma capacidade de 16 leitos de internamento adulto e 03 leitos de internamento pediátrico. A retaguarda de leitos para transferência de pacientes compreende, primordialmente, os hospitais Renascença e Cirurgia (adulto) e Hospital São Lucas (pediatria). Casos com maior complexidade são transferidos para o Hospital Primavera (adultos).

FLUXO DE ATENDIMENTO NO SPA/IPESAÚDE

O SPA é considerado o serviço de porta aberta para todos os beneficiários ativos e adimplentes do plano. Deve-se dar entrada apresentando documento de identificação oficial e carteira do Ipesaúde na validade.

Após a admissão, os pacientes aguardam a avaliação do Enfermeiro, que realizará a classificação de risco de acordo com os sinais e sintomas apresentados. Em seguida, a depender da especialidade médica a qual o beneficiário necessite, aguardará atendimento por ordem de prioridade clínica. Diante de cada caso avaliado, o médico definirá a conduta, informando à equipe de enfermagem a necessidade de exames ou avaliações complementares, administração de medicações, indicações cirúrgicas ou internamentos.

Nos casos em que há indicação de internamento, os pacientes são admitidos e acomodados em um dos leitos de internação. A partir desse momento, o médico definirá a conduta clínica através da prescrição e evolução médica e o paciente ficará sob os cuidados da equipe multidisciplinar. A equipe de Regulação do SPA é acionada e, imediatamente, o leito é solicitado aos hospitais de retaguarda. Toda e qualquer transferência é realizada após autorização do hospital de destino.

REGULAÇÃO EXTERNA DE BENEFICIÁRIOS DO IPESAÚDE

O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde atende pacientes, em sua maioria, de baixa e média complexidade. Contudo, há casos de alta complexidade que são admitidos e acolhidos pela equipe assistencial do próprio SPA. Alguns casos de politrauma são encaminhados ao Hospital de Urgência de Sergipe – HUSE pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, para primeira avaliação e, após estabilização e definição do quadro clínico, são regulados para a rede credenciada do Ipesaúde através do serviço de Regulação do SPA.

Além dos casos de politrauma citados anteriormente, existem três casos excepcionais. O primeiro caso é quando há o exaurimento do SPA e dos hospitais de retaguarda. Nesse caso, os pacientes externos regulados com o SPA poderão ser direcionados ao hospital público e, posteriormente, resgatados para a rede credenciada. O segundo caso ocorre quando há a necessidade de avaliação médica especializada e a rede credenciada não disponibiliza o serviço (exemplo: cirurgião plástico).

E o último caso ocorre quando o beneficiário, por determinados motivos, é atendido na rede pública e lá permanece internado.

Todos os casos em que há a necessidade de utilização dos serviços públicos, a equipe do Serviço Social do SPA estará responsável pelo acolhimento e direcionamento desses casos através do Serviço de Gestão de Leitos do SPA. Portanto, para fins de transparência, todos os casos acima expostos precisarão seguir o fluxo de regulação. Entrar em contato via e-mail nos seguintes endereços: regulacao.spa@ipesaude.se.gov.br e gestaodeleitosipes@gmail.com , (79)99191-3785. Nos anexos desse e-mail é necessário conter documento de identificação do beneficiário, documento da carteira do Ipesaúde dentro da validade, relatório médico, evolução e prescrição médica e resultados de exames (todos atualizados e legíveis).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *