Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde capacita enfermeiros e nutricionistas do Centro de Endocrinologia e Diabetes

Ipesaúde capacita enfermeiros e nutricionistas do Centro de Endocrinologia e Diabetes

Última atualização em 06/09/2019 às 11:17:53

Buscando promover ainda mais acolhimento aos beneficiários, o Ipesaúde vem realizando uma série de capacitações para os colaboradores da autarquia. Desta vez, o Centro de Endocrinologia e Diabetes realizou ação para aprimorar ainda mais o acolhimento de enfermeiras e nutricionistas.

A enfermeira Elenalda Ferreira dos Santos é a facilitadora responsável por instruir as enfermeiras do Centro. “Educação e Diabetes” é o tema central de todos os encontros já realizados há dezoito meses, sempre com um assunto específico a cada edição.

A temática dessa reunião foi “estudo clínico”. De acordo com a profissional da saúde o tópico se refere ao acompanhamento de usuários glicêmicos pelas enfermeiras. “Nós detectamos o diagnóstico do paciente e analisamos a conduta do profissional de enfermagem para com o paciente. O intuito é o de verificar o resultado tanto da evolução do paciente como também a nossa própria evolução: o que foi feito, o que deixou de ser feito e o que precisamos fazer ainda”, disse.

A enfermeira Laura Rabelo é uma das profissionais do Centro a fazer esse estudo clínico. Funcionária da unidade há dezenove meses ela passou a acompanhar um beneficiário da instituição de 59 anos. “Dentro de um período de um ano ele já consegue sozinho aplicar a insulina, mantém uma alimentação adequada e vem regularmente para as consultas”, relatou.

Em consonância com o tema da enfermagem, a endocrinologista Karla Rezende também participou do encontro. A profissional ficou responsável pela instrução das profissionais da nutrição sobre controle de obesidade. Há um ano e meio a médica já acompanha os usuários da unidade. “Agora nós iremos definir as linhas de cuidados e os protocolos que serão aplicados na atenção primária, no tratamento de obesidade mais leve e num terceiro caso de usuários obesos que precisarão de tratamento cirúrgico”, explicou. A ideia é aplicar esse programa junto aos pacientes diabéticos a partir de maio.

A nutricionista Camille Sobral trabalha há três anos no Cendro de Endocrinologia. Ela não esconde o entusiasmo em trabalhar nesse projeto de prevenção à saúde do diabético. “Eu me vejo muito feliz em poder participar de um programa tão moderno, multidisciplinar e com expectativa de ótimos resultados no futuro”, respondeu entusiasmada.

Hoje o Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior tem 6.000 beneficiários assistidos. A taxa de pacientes com glicemia equilibrada partiu de 23% para 56,5 % em um ano e meio, de acordo com o acompanhamento feito pela Dra Karla Rezende. A melhora mais que dobrou. A unidade do Ipesaúde fica na Praça Almirante Tamandaré, 75 Bairro São José. O atendimento é realizado de segunda à quinta-feira das 06:00 às 19:00 hs e nos dias de sexta-feira acontece das 06:00 às 13:00 hs. O telefone para contato é (79) 3211-2571.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *