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Ipesaúde cria Centro de Tratamento da Síndrome Gripal para beneficiários com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias

Última atualização em 23/04/2020 às 08:49:44

Para que todos os beneficiários com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias tenham atendimento exclusivo, o Ipesaúde criou o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, que iniciou as atividades nesta terça-feira (14). A iniciativa faz parte das ações de enfrentamento ao coronavírus e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, na rua D. José Thomaz, 331, São José, em Aracaju, no prédio onde fica localizado o Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco.

O espaço conta com uma estrutura que atende aos parâmetros de biossegurança, com salas isoladas para evitar contaminação, nas quais médicos e pacientes se comunicam por meio de equipamentos de teleconferência. A equipe é formada por responsável técnico, 2 médicos para atendimento, 4 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e está totalmente capacitada e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Atendimento

O beneficiário com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias pode acessar o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, com carteira do Ipesaúde e documento de identificação com foto. A gerente Maria de Lourdes Menezes explica as etapas do atendimento.

“Esse serviço vai possibilitar uma assistência específica para as síndromes gripais e evitar que o usuário se dirija ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA), diminuindo o fluxo e permitindo que apenas os casos graves busquem a urgência do Ipesaúde. Ao chegar no Centro, o paciente terá as mãos higienizadas com álcool em gel, receberá uma máscara cirúrgica, para que depois inicie o preenchimento dos dados pessoais na recepção. Logo após, a equipe de enfermagem detectará o nível de urgência e, já na sala de triagem, o paciente terá seus sinais vitais verificados. Teremos uma estratificação quantos aos sintomas, comorbidades e duração da sintomatologia. Esse processo de classificação detectará necessidade da realização do teste para COVID-19”, explica.

Maria de Lourdes reforça ainda que, caso o teste seja positivo, o paciente seguirá para o atendimento com o médico específico e serão passadas as orientações sobre isolamento e prescrição de medicamentos. Já sobre os casos leves ou moderados, a gerente fala como será o processo de assistência. “Esses casos serão orientados por outra equipe, exclusiva para esta situação, através da qual o médico informará sobre a importância do isolamento (domiciliar/social), cuidados que devem ser tomados, além de orientar que, caso os sintomas se agravem, ele deve acessar o serviço de urgência do Ipesaúde”,disse.

Sintomas

A médica pneumologista e responsável técnica pelo Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, Dra. Rafaela Mota, fala sobre os sintomas mais comuns e esclarece algumas questões. “Apesar da alta transmissibilidade do vírus é importante lembrar que 80% dos casos são leves. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, dor de garganta, coriza, falta de apetite, fadiga, dores no corpo e dificuldade para respirar. A compreensão do COVID-19 está evoluindo e ainda não existe vacina para prevenir a infecção. A melhor maneira é adotar ações para impedir a propagação desse vírus e uma delas é a informação”, conta.

Parceria

Ainda de acordo com a Dra. Rafaela Mota, foi firmada uma parceria com o Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe e plataforma virtual ‘Monitora Corona’, para que os pacientes atendidos no Centro sejam orientados sobre o telemonitoramento.

“Essas ações serão realizadas remotamente em caráter diário pelos alunos do internato do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, utilizando recursos telefônicos e digitais por meio do aplicativo ‘Monitora Corona’ a partir de suas residências. O objetivo do monitoramento remoto é fortalecer o isolamento social da comunidade promovendo uma assistência supervisionada e de qualidade aos beneficiários”, ressalta Dra. Rafaela Mota.

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(23) Comments

  1. Maria das Graças Elias de Araujo

    Parabéns a equipe diretiva DO IPES pela iniciativa.

    1. AGECOM

      Boa tarde!! Nossa intenção é atuar da melhor maneira possível diante das necessidades dos nossos beneficiários. Agradecemos o elogio!

  2. Bernardino

    Muito bem realmente uma ideia ímpar

    1. AGECOM

      Seguiremos buscando melhorias e ações ainda mais eficazes para que possamos acolher nossos beneficiários da melhor forma. Agradecemos o contato. 🙂

  3. patricia

    Fui atendida ontem e só tenho a dizer uma coisa vcs estão de parabéns pela rapidez no atendimento ,parabéns pelos profissionais qualificados fui atendida super rápida desde a recepção ate o atendimento com o medico que DEUS abençoe toda a equipe .e mas uma vez obrigada.

    1. AGECOM

      Ficamos muito felizes em saber que nosso trabalho está sendo realizado da maneira que nos comprometemos a realizá-lo! Estaremos sempre às ordens! <3

      1. Miguel Angelo dos Santos

        Estão todos os funcionários deste serviço de atendimento de parabéns, pela educação, profissionalismo e respeito aos pacientes ali atendidos.
        Um exemplo de serviço público de saúde a ser seguido.
        Excelentes profissionais!

        1. AGECOM

          Bom dia. Agradecemos as palavras e reiteramos que nossa intenção é continuar promovendo ainda mais assistência para nossos beneficários.

    2. Carlos henrique santos do nascimento

      Bom dia sou policial militar e fiz o teste dia 15 de janeiro de 2021 e hoje dia 18 de janeiro de 2021 mim ligaram e disseram que testei positivo. Entrei em contato com a junta medica do hpm e eles tao pedindo uma copia do teste que deu positivo.voces podem mim enviar via e mail ou eu tenho que ir presencial ai. Meu nome completo e carlos henrique santos do nascimento

      1. AGECOM

        Bom dia. Pode entrar em contato com o número que entrou em contato com o senhor.

  4. Ana

    Pacientes com histórico de asma e que estejam em crise devem procurar qual unidade?

    1. AGECOM

      Devem buscar atendimento de acordo com os sintomas. Se for urgência, na unidade de urgência.

  5. JOSIEL

    Eu sou do interior, minha esposa está uns 10 dias com febre, dor de cabeça, um pouco gripada e sem sentir cheiro e gosto.
    Como eu faço para levar ela pra esse centro? Estava querendo levar ela pra ir, amanhã.
    É necessário agendar?

    1. AGECOM

      Não precisa agendar. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 12h. Além da unidade de urgência, que também atende esses casos de domingo a domingo, das 7h às 19h.

  6. Antonielle de Oliveira Silva Andrade

    Bom dia! Como eu faço para ter acesso ao resultado do exame,

    1. AGECOM

      Bom dia. O que a unidade orientou a respeito?

      1. Willams

        O atendimento presencial é bom, mas não estão dando acesso ao resultado do exame.

        1. AGECOM

          Olá. Por favor nos informe o que ocorreu para que possamos verificar.

  7. JEFFERSON MOTA

    OLÁ, FIZ O TESTE NO DIA 28 DE JULHO 2020, E NÃO CONSIGO TER ACESO AO RESULTADO.
    INFORMARAM QUE ME LIGARIAM, PORÉM ISSO NÃO ACONTECEU.
    O QUE PODE SER FEITO PARA QUE EU OBTENHA O RESULTADO DO TESTE?

    1. AGECOM

      Olá, o contato da u nidade é o 3211-0904

      1. JEFFERSON MOTA

        MUITO OBRIGADO!!!

  8. Rhuann

    Como faço para solicitar um atestado, já que meu exame da Covid foi posito?

    1. AGECOM

      Bom dia. Qual foi a unidade que atendeu? Pode entrar em contato com o número que entrou em contato com a senhora.

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