Nesta quinta-feira, 30, o Ipesaúde encerrou o Janeiro Branco abordando o tema “Promoção e Proteção da Saúde Mental”. A palestra foi realizada no Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Junior e foi ministrada pela enfermeira Noemia Santos, que falou da relação entre a saúde mental e a melhor idade.
“Quando a melhor idade chega, geralmente essas pessoas começam a se aposentar, os filhos saem de casa, ou seja, não têm uma rotina tão ativa como antes. Além disso, há possibilidade do surgimento de algumas doenças relacionadas à idade. Esses são fatores que podem desencadear quadros preocupantes de pressão, ansiedade. Devemos estar atentos sempre”, conta Noemia Santos.
O Janeiro Branco surgiu a partir da iniciativa de um grupo de psicólogos, que perceberam a necessidade de falar sobre saúde mental, o mês foi escolhido justamente pelo que ele representa socialmente. De acordo com Noemia Santos, “em janeiro todo muito cria expectativas de como será o ano, faz planejamentos, e tudo gera ansiedade, e por isso janeiro foi o mês escolhido para trabalhar na conscientização desses aspectos”, conclui.
A palestra foi aprovada pelos beneficiários, a exemplo de Maria Auxiliadora, que falou com satisfação sobre o evento e a importância que ele teve para ela.“A palestra foi magnífica, a palestrante foi muito dinâmica e clara e tudo que foi dito serviu para abrir horizontes acerca do assunto abordado, ainda mais na época em que estamos vivendo”, disse.
José Evangelista também acompanhou as orientações e expôs sua opinião. “A palestra foi muito boa, explicou uma situação que a maioria das pessoas passam, porque em vários momentos da nossa vida a gente acaba ficando ansioso, apreensivos e é importante a gente entender e saber como se cuidar para não vir a ter”, finaliza.

