Última atualização em 24/09/2025 às 09:50:27
Nesta segunda-feira, 1º, o Ipesaúde iniciou o ciclo de encontros alusivos ao projeto “Cuidar de Quem Cuida”. Promovida pela Diretoria de Assistência à Saúde, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as competências emocionais e promover uma liderança humanizada entre os gestores da autarquia. Coordenadores, líderes e supervisores do Ipesaúde participarão de mais três encontros que acontecerão nos dias 8, 15 e 22 de setembro.
A diretora de Assistência à Saúde e idealizadora do evento, Priscila Kitawara, ressaltou o propósito da iniciativa, que foi pensada para proporcionar momentos de reflexão, prática, aprendizado e autocuidado. “Quando os gestores estão emocionalmente equilibrados, conseguem liderar com mais eficácia e promover um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. Isso impacta diretamente na qualidade do atendimento”, destacou.
A psicóloga Andréa Rabelo e a assessora de Inovação Educacional do Senac, Cristiane Tavares, conduziram as discussões sobre “Inteligência emocional e a construção de uma liderança com propósito”. Ambas enfatizaram a importância de uma gestão humanizada, pautada no autoconhecimento como ferramenta vital para que os gestores compreendam melhor os colaboradores. Segundo as facilitadoras, essa abordagem transforma líderes em facilitadores capazes de promover ambientes de trabalho mais acolhedores e produtivos.
Em sua fala, Andréa destacou o autoconhecimento como instrumento fundamental para o desenvolvimento da autonomia pessoal e profissional. “Ele é a base para compreendermos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos, permitindo que atuemos e reagimos de forma mais consciente e equilibrada. Além disso, é imprescindível para que possamos identificar e apoiar colegas ou familiares que enfrentam dificuldades emocionais”, afirmou.
Em seguida, a assessora de inovação educacional do Senac, Cristiane Tavares, ressaltou a importância de uma liderança que equilibre resultados com o desenvolvimento humano. “Para exercer uma liderança com propósito, é essencial compreender como a gestão pode, simultaneamente, impulsionar resultados e promover o crescimento das pessoas. Quando a liderança prioriza o desenvolvimento humano, ela contribui para a construção de ambientes mais colaborativos, saudáveis e produtivos: é isso que sustenta o sucesso da instituição”.
O coordenador da Unidade Regional de Nossa Senhora das Dores, Hermison Costa, participou do encontro e pontuou a relevância da iniciativa para o bem-estar dos profissionais e a qualidade do atendimento prestado. “Momentos como este nos ajudam a refletir sobre quem somos e a construir um ambiente de trabalho mais alinhado com valores como empatia, escuta e cuidado. Isso tem impacto direto na forma como acolhemos nossos beneficiários, que já chegam até nós enfrentando problemas de saúde”, ponderou o gestor.
Programação
Os encontros acontecem às segundas-feiras, das 11h às 12h30, no auditório do Ipesaúde, e abordam temas como empatia, comunicação, gestão do tempo e autocuidado físico e mental. O evento é realizado em adaptação às atualizações da Norma Regulamentadora nº 1, que estabelece diretrizes de segurança e saúde no trabalho com atenção especial aos fatores psicossociais dos colaboradores.

