Última atualização em 09/09/2019 às 12:15:06
Na manhã da última sexta-feira (4), foi lançado no Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior o programa de emagrecimento “IpesLeve”.
Trata-se de uma ação do Ipesaúde voltada à perda de peso dos beneficiários, principalmente dos pacientes diabéticos. Liderado pela endocrinologista Karla Rezende, o “IpesLeve” tem por prerrogativa inicial o acompanhamento semanal de 30 pessoas nos próximos três meses.
A meta é reduzir o peso desse grupo de convidados com o apoio de uma equipe multidisciplinar que inclui – além de profissionais da endocrinologia – nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos e médicos bariátricos.
A médica endocrinologista, Karla Rezende, é a coordenadora do projeto “IpesLeve” junto ao Centro de Diabetes do Ipesaúde. De acordo com a profissional a ideia para o programa surgiu mediante observação dos beneficiários do próprio Centro. Dados fornecidos pela especialista indicam que 82% dos pacientes assistidos pela unidade estão acima do peso.
“Como existe uma relação direta entre diabetes e obesidade nós decidimos por em prática essa ação. Esse é um projeto piloto que tem por base a nutrição, a educação e a motivação dos envolvidos. O programa ainda deve gerar futuramente uma linha de atuação dentro do Ipesaúde contra as doenças crônico-degenerativas”, ressaltou.
Para a Coordenadora do Centro de Diabetes, Clea Dionísio, essa nova etapa a ser vivenciada pela unidade “é um sonho de todos os nossos profissionais. Trata-se também de um ganho enorme para os beneficiários do Ipesaúde. Espero que nossos convidados atinjam a meta proposta para redução de peso. O lema aqui será: eu quero, eu consigo!”, disse.
O educador físico Emerson Soares é um dos profissionais da equipe multidisciplinar do “IpesLeve”. O instrutor é o responsável pelo condicionamento físico dos participantes. “Eu mostrarei a eles que toda e qualquer atividade física precisa ser feita com vontade e não como a uma obrigação. Depois dessa etapa eles terão uma consciência mais concreta para com os ganhos dessa modalidade, não só para o corpo como também para a mente”, explicou.
O maior ganho do projeto, segundo a nutricionista Tássia Andrade de Oliveira, está no fato de a ação trabalhar a perda de peso de forma sistemática. “Minha expectativa também é a de que todos consigam perder peso de forma saudável – sem pensamentos negativos ou de desistência – sabendo receber de maneira positiva as informações nutricionais referentes aos alimentos mais adequados para a sua dieta”, respondeu.
A funcionária pública municipal, Joelma Dantas dos Santos, 40 anos, é uma das convidadas a participar do projeto. Por questão de protocolo médico ela precisar perder 10% do seu peso para se submeter a uma cirurgia bariátrica. Já sobre a ação do Ipesaúde Joelma é só elogios. “Achei ótima essa iniciativa! Principalmente pelo fato de uma pessoa como eu, que está acima do peso, ter a oportunidade de ser acompanhada por uma equipe médica semanalmente. O Ipesaúde está de parabéns por isso!”, congratulou. Atualmente Joelma está com 179 kg. Sua meta de vida é ficar com 90 ou 100 kg, pelo menos.
O Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde fica na Praça Almirante Tamandaré, 75 Bairro São José. O atendimento é realizado de segunda à quinta-feira das 06:00 às 19:00 hs e nos dias de sexta-feira acontece das 06:00 às 13:00 hs. O telefone para contato é (79) 3211-2571.