Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde orienta beneficiários e público em geral sobre hipertensão

Ipesaúde orienta beneficiários e público em geral sobre hipertensão

Última atualização em 09/09/2019 às 11:17:04

No último dia 26 de abril, quinta-feira, foi o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Para lembrar a data foram oferecidos na nova Central de Atendimento do Ipesaúde, aferição de pressão e glicemia de maneira gratuita.

Os exames rápidos fazem parte de uma ação da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros) por intermédio do seu Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário (Pepasb).

O mal da hipertensão arterial atinge por volta de 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. Quando a pressão da pessoa está acima de 120 de máxima e 80 de mínima – popularmente conhecida como “12 por 8” – o indivíduo é diagnosticado dentro do quadro de hipertensão.

O sobrepeso, consumo excessivo de sal, sedentarismo, tabagismo e, em alguns casos, a hereditariedade, são fatores que podem desencadear o aparecimento da doença. Dentre os principais sintomas estão dores de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

De acordo com a coordenadora do Pepasb, Stephane Sampaio, “nós optamos por marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão aqui mesmo, na própria sede do Ipesaúde, para assim podermos conscientizar os beneficiários da instituição sobre essa data através dos nossos exames rápidos”, explicou.

Essa foi a primeira vez que a cabeleireira Elenice de Oliveira Farias Moraes, 49 anos, aferiu pressão e glicemia de maneira imediata. “Nem sempre temos tempo e oportunidade de nos organizar para ir a um médico. Achei ótima a iniciativa! Maravilhosa!”, exalta a beneficiária que há 12 anos é atendida pelo Ipesaúde.

Apenas nesta edição foram realizados 95 atendimentos. Já é a oitava campanha de exames rápidos a ser concretizada pela equipe de profissionais do Ipesaúde desde fevereiro desse ano. O total de cidadãos assistidos pelo programa já alcançou a marca dos 663 atendimentos. Uma média de 82,8 acolhimentos por sessão.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *